Ensino

Projeto Cidade Gráfica e os Estilos Acadêmicos realiza exposição

24/11/2017

12:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Mostra realizada pelo curso de Design Gráfico está aberta para visitação no hall do Centro de Educação Tecnológica (CET), Campus I

Com a proposta de reunir a produção gráfica dos acadêmicos do nível I do curso de Design Gráfico, a Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF) realiza o projeto “Cidade Gráfica e os Estilos Acadêmicos”, desenvolvido na disciplina de História da Arte, ministrada pela professora Margarida Pantaleão. Os trabalhos estão reunidos em uma exposição aberta à visitação no hall do Centro de Educação Tecnológica (CET), Campus I.

Segundo a professora, o objetivo é ressaltar práticas no âmbito do design visual (entendido de modo abrangente) que colabore para a reflexão sobre a cidade – suas especificidades, suas complexidades e suas problemáticas – de uma perspectiva crítica e criativa. “Reúne pesquisas, práticas dos acadêmicos que num primeiro momento foram às suas cidades de origem e fizeram um registro fotográfico de logomarcas no comércio local e depois deviam recriá-las tendo como referências características dos estilos: Renascimento, Barroco, Rococó, Neoclássico, Romantismo e Realismo”, explica ela.

Os trabalhos expostos têm a cidade como tema, como suporte ou como discurso e buscam referências na história da arte através dos tempos. “O foco está na sua contribuição para o debate sobre o desin gráfico e suas fronteiras no contexto das cidades na contemporâneidade”, justifica Margarida, que ressalta que a ideia é reunir práticas e processos do design visual que promovam reflexões críticas e criativas sobre a cidade. Segundo ela, os acadêmicos se sentiram motivados em apresentar soluções inovadoras.

Sob a orientação da docente, a exposição foi construída a partir do conhecimento sobre a história da arte da Idade Moderna e seus estilos, como temática central construindo uma relação entre a teoria estudada na disciplina e a criação gráfica. Para a professora, é significativo que, mesmo em uma disciplina teórica, o aluno possa realizar experimentações plásticas. “A disciplina de História da Arte pretende aliar a teoria pesquisada à prática a partir da criação gráfica de forma criativa e inovadora”, conclui.