Cultura

Paz sobre rodas

23/09/2016

17:03

Por: Carla Vailatti

Exposição de ghost bikes sensibiliza sobre respeito aos ciclistas na Semana Nacional do Trânsito

O Largo da Literatura, localizado no cruzamento da Avenida Brasil com a Rua Ângelo Pretto, tem entre suas principais característica o trânsito intenso, tanto de veículos quanto de pedestres. Esse foi o local escolhido para a exposição Ghost Bikes, realizada pela UPF com apoio da Prefeitura Municipal de Passo Fundo nesta sexta-feira, 23 de setembro. A ação integra a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre 18 e 25 deste mês. A exposição, que provocou reflexões sobre o respeito aos ciclistas, é uma iniciativa da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), por meio do programa UniverCidade Educadora, e do curso de Artes Visuais.

As ghost bikes são bicicletas brancas instaladas mundo afora em locais de acidentes fatais com ciclistas. “Não queremos acidentes desse tipo em Passo Fundo. Nossa intenção é que as bicicletas expostas hoje sensibilizem para o cuidado com os ciclistas, evitando que um dia tenhamos ghost bikes permanentes”, explica a professora Mariane Sbeghen, coordenadora do curso de Artes Visuais e idealizadora da exposição. A ação também foi marcada pela sustentabilidade, pois todos os itens utilizados foram reaproveitados: partes de bicicletas, papéis com os quais foram feitos origamis e banners. Também houve entrega de panfletos, fornecidos pela Prefeitura Municipal.

Ghost bikes chamaram a atenção de quem passou pelo Largo da Literatura na tarde de sexta-feira, 23/09


A exposição incorpora ações de extensão às atividades dos cursos de graduação, evidenciando que a arte tem o poder de promover avanços na sociedade, ao invés de ser algo meramente agradável aos sentidos. A representante do UniverCidade Educadora, Daniela dos Santos, enfatiza que iniciativas como essa demonstram os objetivos do programa. “Nossa atuação promove a articula ações educativas relacionadas à mobilidade urbana em Passo Fundo. Essas ações se incorporam às diferentes áreas do conhecimento, aproximando os acadêmicos, a comunidade e a Universidade”, explicou.

Contribuição internacional

Atuaram na confecção dos materiais e no contato com a comunidade durante a exposição os bolsistas Paidex e acadêmicos de Artes Visuais Amábile Scorteganha, Bianca Barbosa Antunes, Raqueli Cades e Miguel Torres Ramires, que é espanhol e participa de intercâmbio acadêmico na UPF.

Centro de Eventos

A exposição poderá ser visitada no Centro de Eventos, Campus I da UPF, nos próximos dias.