Geral

Oportunidade para jovens profissionais e pesquisadores

23/04/2018

17:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Diplomacia Civil seleciona delegados para fóruns sobre direitos da mulher e desenvolvimento sustentável

A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Universidade de Passo Fundo (AAII/UPF) divulga oportunidade para estudantes, jovens profissionais e pesquisadores de 18 a 35 anos. Independente da área de formação, os interessados podem se candidatar a duas novas delegações do Diplomacia Civil, programa do Instituto Global Attitude, para participar de conferências mundiais em junho, discutindo sobre questões de gênero e a Agenda 2030.

Os selecionados terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes mundiais e organizações internacionais, além de contar com uma agenda de reuniões exclusiva, organizada pelo programa, e workshops preparatórios com temas pertinentes aos eventos.

Fóruns
Realizado anualmente pela Comissão Europeia em Bruxelas, Bélgica, o European Development Days (EDD) é o principal fórum europeu sobre cooperação e desenvolvimento internacional, reunindo mais de 6 mil participantes de 140 países. Este ano, o evento baseia-se no tema “Women and girls at the forefront of sustainable development: protect, empower, invest”, focando no comprometimento da União Europeia com a igualdade de gênero e empoderamento da mulher segundo a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Já o Forum on Science, Technology and Innovation for the Sustainable Development Goals (STI Forum), promovido pelo Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais (UN-DESA), passa por sua terceira edição este ano, na sede da ONU em Nova York, focado no tema “Science, Technology and Innovation for sustainable and resilient societies”, com ênfase nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 6 (água potável e saneamento); 7 (energia limpa e acessível); 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (consumo e produção responsáveis); e 15 (vida terrestre).

Como participar
Interessados devem se inscrever até as 23h59min do dia 29 de abril, preenchendo o formulário eletrônico e anexando currículo. O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico do candidato como o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo, desenvolvido durante a preparação para a viagem.

A participação no programa deverá ser subsidiada pelo candidato, contemplando o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, translado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, assistência na emissão de visto, workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Diplomacia Civil.

Sobre o Diplomacia Civil
O programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial a partir de capacitação e coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 200 jovens em programas internacionais.

Serviço:
Inscrições EDD e STI Forum 2018
Quando: Até 29 de abril, às 23h59min
Onde: Diplomacia Civil - diplomaciacivil.org.br/inscricoes