Ensino

Inscrições abertas para especialização em Comunicação e Métodos de Resolução de Conflitos

19/06/2018

17:55

Por: Assessoria de Imprensa

Os conflitos fazem parte da vida do ser humano e, em muitos casos, culminam em violência. Atualmente, percebe-se que a violência invade as vidas humanas, reiteradamente, das mais diversas maneiras. Como consequência, tem-se uma grande judicialização de conflitos, que, na maioria das vezes, poderiam ser resolvidos por uma comunicação efetiva. Pensando nisso, a Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), promove a especialização em Comunicação e Métodos de Resolução de Conflitos: negociação, mediação e arbitragem. As inscrições podem ser feitas até 11 de julho pelo site.

No contexto atual, o mercado exige que as relações sejam baseadas na velocidade, qualidade e eficácia. Assim, os conflitos inerentes às relações humanas devem ser resolvidos, também, com base nessas exigências. Segundo os coordenadores do curso, seguindo uma tendência mundial, a utilização de métodos alternativos para a resolução de conflitos tem se tornado cada vez mais difundida no país. Nesse sentido, a utilização da mediação e da negociação busca atender à demanda da sociedade por uma justiça mais célere e que atenda de forma efetiva aos reais interesses dos envolvidos no conflito.

Objetivos
O curso pretende desmistificar a necessidade de judicialização para atender à tutela dos direitos, proporcionando a aquisição de uma expertise específica por meio da mediação, com a metodologia da comunicação não violenta, a qual trabalha com tecnologias de reconhecimento das emoções e gerenciamento do self em direção à promoção da resolução consensual de conflitos variados e a responsabilização individual. 

Além disso, a especialização busca habilitar o profissional para atuar extra e judicialmente como elemento participativo das técnicas e nas ferramentas de soluções alternativas de conflitos, alcançando, assim, o exercício da autonomia do ser e a transformação social do meio, além de trazer formação atualizada para o profissional compreender o novo cenário da solução de conflitos.

O público-alvo é composto por graduados em Direito, Comunicação Social, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, Administração e profissionais dessas áreas.

Datas importantes e inscrição
As inscrições podem ser feitas até 11 de julho. O período de seleção ocorre de 12 a 14 de julho e a divulgação dos selecionados será no dia 17. As matrículas deverão ser feitas de 1º a 04 de agosto e o início das aulas está previsto para o dia 10 de agosto.

Para realizar a inscrição, é necessário preencher o formulário disponível no site e encaminhar a documentação para o e-mail secfac@upf.br.