Ensino

IFCH/UPF comemora o Dia Mundial da Poesia

16/03/2018

18:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Celebrado no dia 21 de março, o Dia Mundial da Poesia foi criado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 1999 com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo. E para comemorar esta data, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF), por meio do projeto de extensão Bookcrossing, promoverá duas atividades especiais: o Varal da Poesia e o Minuto da Poesia. 

Ambas as atividades serão realizadas na próxima quarta-feira, dia 21 de março, no saguão do IFCH. O Mosaico de Talentos terá um varal no qual o público poderá socializar poesias conhecidas, assim como aqueles que escrevem suas poesias estão convidados a participar, compartilhando seus textos. Também será construída a Árvore da Poesia. À noite, das 18h30min às 19h30min, ocorre o Minuto da Poesia, com declamações ou leitura de pessoas. Os interessados em participar podem se inscrever na secretaria do IFCH. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Luciane Sturm, a comemoração do Dia Mundial da Poesia tem um lado humanista, que busca incentivar a diversidade do diálogo, a livre criação e expressão de ideias através das diferentes linguagens. “A comemoração pretende destacar a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque, conforme a Unesco, a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa percepção e compreensão do mundo”, destacou a professora. 

Sobre o projeto
O Boockcrossing é um projeto de extensão da UPF e tem como objetivo incentivar a leitura sustentável, por meio da “libertação” e da troca de livros, revistas, gibis, DVDs, CDs e outros materiais de leitura. A participação é aberta a todos os interessados. Basta passar em uma das estantes “levando ou deixando” um livro. Estantes no IFCH, Faed, FAC, Feac, Medicina e Campus Soledade.