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Hospital Veterinário da UPF: há 17 anos referência na área da saúde animal

19/12/2017

11:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Com estrutura moderna para as atividades de clínica, cirurgia e meios auxiliares de diagnóstico para animais silvestres e de grande e pequeno porte, o Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF) é referência na área da saúde animal. Com acomodações seguras para internação, o hospital conta com diversos laboratórios de apoio, serviços de endoscopia, ultrassonografia, eletrocardiografia, raio X odontológico, UTI e enfermagem.

O espaço realiza aproximadamente 600 consultas por mês e tem, diariamente, uma média de 100 animais em internação, incluindo atendimentos para pequenos, grandes e silvestres. São mais de 200 procedimentos em bloco cirúrgico a cada mês e cerca de 300 diagnósticos por imagem, além de 1,5 mil exames laboratoriais realizados mensalmente no hospital. Referência regional, o HV atende pacientes oriundos de Passo Fundo e dos municípios da região, incluindo Planalto Médio e Alto Uruguai e de Santa Catarina.

Coordenador do curso de Medicina Veterinária da UPF, o professor Eraldo Zanela destaca que o Hospital Veterinário é um espaço de referência em atendimento a pequenos, médios e grandes animais, ao passo que também é um ambiente de ensino. “O HV presta atendimento para toda a região, são mais de 30 médicos veterinários, residentes e professores que prestam atendimento à comunidade, sempre acolhendo as exigências de seguridade”, destaca ele.

Em termos de estrutura, o HV contempla corpo clínico e técnico formado por veterinários professores e profissionais contratados, além de residentes e estagiários, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, biólogos e técnico em radiologia. “Realizamos serviços simples ou de baixa complexidade, como um simples curativo, até ações de alta complexidade, como a implantação de marcapasso”, aponta Zanella. O hospital também conta com uma comissão técnica de auxílio, formada por uma Junta Médica Veterinária e por uma Comissão de Biossegurança.

Procedimentos internos

De acordo com o administrador do HV, André Ricardo Souto de Araújo, a fim de atender à seguridade clínica dos animais que passam por atendimento ou por internação, o Hospital Veterinário da UPF tem procedimentos internos que determinam sobre internação, visitas, atendimentos de urgência e emergência. “O atendimento inicia com o cadastro do cliente e paciente e o direcionamento para o atendimento veterinário. Todo o atendimento é informatizado: registro de entrada, avaliação do paciente, prescrições, solicitação de exames e laudos dos resultados, dispensação de medicamentos, evolução dos pacientes, boletins, receitas, altas, sendo todo prontuário com histórico do paciente até o fechamento da conta”, explica Araújo.

Em relação às visitas aos pacientes internados no HV, os horários estabelecidos são de segunda a sexta-feira, das 12h às 12h30min e das 18h às 19h. Nos sábados, domingos e feriados, é das 12h às 13h. Além disso, há critérios e orientações para visita: estas são condicionadas à presença de um técnico de enfermagem ou um estagiário que fará o acompanhamento. “Pode visitar o paciente o titular da ficha de cadastro acompanhado de apenas uma pessoa”, comenta ele.

Os atendimentos de urgência e emergência de pequenos animais seguem alguns critérios. É tratada como urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, com base na qual o paciente necessita de assistência médica imediata. Já a emergência é a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem risco iminente de morte ou sofrimento intenso, exigindo tratamento médico imediato. Conforme Souto, após a chegada do paciente no HV/UPF, o paciente deve ser avaliado imediatamente por um médico-veterinário que indicará a necessidade ou não do atendimento imediato.

A internação de pacientes no HV/UPF somente é permitida após abertura de cadastro do responsável e paciente no sistema informatizado, constatação da necessidade de internação a partir da consulta médico-veterinária e as autorizações e documentos, pertinentes ao atendimento, devidamente assinados. As altas médicas se dão de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, das 16h às 17h30min e das 19h às 20h30min. Aos sábados, a retirada dos pacientes deve ocorrer das 10h às 12h e das 15h às 17h30min.

Atendimento

O HV atende ao público externo 24 horas para urgências e emergências. Os atendimentos de consulta, retorno, exames laboratoriais e de diagnóstico podem ser agendados pelo telefone ou diretamente na recepção. O espaço fica no Campus I da UPF, em Passo Fundo. O telefone de contato é (54) 3316-8163 e o e-mail é hv@upf.br. Veja mais no site www.hospitalveterinario.upf.br.