Geral

Criatividade, conhecimento e atitude marcam desfile dos formandos de Design de Moda

24/11/2017

15:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França e Luisa Biazus

Desfile foi realizado na noite de quinta-feira, 23 de novembro, em frente ao Centro de Convivência, no Campus I da UPF

O já tradicional desfile dos acadêmicos formandos do curso de Design de Moda da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) movimentou o Campus I, na noite de quinta-feira, 23 de novembro. A atividade foi realizada ao ar livre, em frente ao Centro de Convivência da Universidade, e foi prestigiada pela comunidade acadêmica e por profissionais que atuam no mercado da moda. O tema que inspirou as criações foi “Viagem”.

Os cerca de 50 looks apresentados na passarela do desfile foram criados por 10 alunos formandos do curso de Design de Moda, orientados pelas professoras Vânia Regina Bergonsi e Maria Aparecida Israel (Cida Israel). A professora Cida explicou que as criações foram inspiradas no tema principal escolhido, que, neste ano, foi “Viagem”. A partir desse tema, os alunos definiram sub temas e desenvolveram uma coleção de cinco looks. “O tema foi trabalhado nas diversas etapas do projeto e feito durante o semestre. Ele foi inspirado nas vivências do corpo e alma”, informou a professora.

A formanda Juliana Rodrigues da Silveira escolheu como sub tema “Cores da alma”. “A minha coleção é inspirada nos anos de 1990, na tribo Grunge. Expressa a rebeldia e representa o movimento da juventude de hoje, mais aberta e com mais atitude. É uma coleção sem gênero. Esse desfile é uma experiência muito boa para colocar em prática o aprendizado que tivemos durante esses três anos. É muito gratificante ver o resultado”, comentou a acadêmica.

As maquiagens e os penteados, feitos pelos alunos do curso de Estética e Cosmética, também abrilhantaram o desfile. Para desenvolver a atividade, os formados do curso de Design de Moda realizaram a pesquisa, o desenvolvimento de produto, a parte fotográfica e o casting de modelo e organizaram o desfile. A criatividade e o conhecimento também foram fatores importantes na criação. “É uma oportunidade de mostrar para o público e para o mercado de trabalho a competência do aluno formado em Design de Moda, desde a parte de pesquisa, a criação, o desenvolvimento do produto, o público-alvo, as texturas, os tecidos, a composição e o final do produto. Costumo falar pra eles que essa noite é tão importante quanto a formatura”, ressaltou a coordenadora do curso de Design de Moda, Dulcicléia Antunes.

Conheça os sub temas do projeto de coleção apresentados pelos alunos no desfile:

"Perfeição do Egito" -  Alinne Dayse da Conceição Silva
"Monte Sinai" - Camila Nervis
"Cosmos" - Jaqueline Trevisan
"Cores da alma" - Juliana Silveira
"Vestígios da magia" - Mariana Sfalcin
"Vestígio do tempo" - Matheus Longo
"The art of nothing" - Milena Bottega 
"Girando os Pampas" - Naiana Müller
"Lembranças" – Tanise Bueno Czarnobai
"Sobre nós: viagens de mudança e resiliência" – William Sommer

Galeria de Vídeos