Geral

Corede Produção realiza I Encontro da Região Funcional 9

15/06/2018

16:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carol Simor e Gelsoli Casagrande

Atividade foi realizada na tarde desta sexta-feira, 15 de junho, na UPF, e reuniu lideranças políticas dos municípios que compõem a Região Funcional 9

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Produção (Corede Produção) reuniu, na tarde desta sexta-feira, dia 15 de junho, lideranças políticas para o I Encontro da Região Funcional 9. A atividade foi realizada na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus I, e contou com a participação de prefeitos, secretários municipais, presidentes de Coredes, presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e representantes de entidades de classe. Também estiveram presentes o reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, e a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin.

Durante o Encontro, foram apresentadas as percepções da região e dos municípios sobre o desenvolvimento regional e as ações desenvolvidas pelos Conselhos. Além disso, foi apresentado o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Funcional 9. De acordo com a presidente do Corede Produção, Munira Awad, que também é presidente do Fórum Estadual dos Coredes, a reunião teve como principal objetivo mostrar a importância dos planejamentos estratégicos que foram feitos pelos 28 Coredes e dos projetos que já estão postos e gravados na Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do estado. “Hoje, é mais um espaço para que cada Corede apresente um pouco dos seus cases de sucesso, dos movimentos dos seus municípios, para que a gente possa alinhar, de fato, uma discussão mais forte para dar sustentabilidade a esses Conselhos de Desenvolvimento Regional que impulsionam e articulam o grande desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul”, explicou. 

Durante a abertura do Encontro, o reitor da UPF deu as boas-vindas a todos e ressaltou o significado dos Coredes para os municípios da região. “O trabalho realizado ao longo desses anos tem demonstrado que onde tem um Corede atuante, as coisas acontecem, e isso é importante para todos nós, inclusive para as universidades, já que vários Coredes têm relações com universidades e nós sabemos o quanto isso é fundamental para pensar e planejar o desenvolvimento local e regional”, destacou o professor José Carlos, que aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria de todas as lideranças políticas durante os oito anos que esteve à frente da UPF. 

Reitora eleita da UPF, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários reforçou o compromisso da nova gestão no fortalecimento da gênese comunitária da Instituição. “Nós queremos, de fato, dar continuidade a esse trabalho lindo que foi desenvolvido ao longo desses 50 anos, continuar dando sentido às nossas comunidades, a todos os segmentos sociais que compõem nossa grande macrorregião Norte, buscando sempre qualificar o trabalho acadêmico, que é a nossa missão mais específica”, completou a professora Bernadete. 

Sobre a Funcional 9
A região da Funcional 9 abrange seis Coredes – Alto da Serra do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e Rio da Várzea –, totalizando cerca de um milhão de pessoas, o que corresponde a 10% da população gaúcha. Na última década, a região registrou um crescimento de 0,13% ao ano.