Ensino

Acadêmica da UPF pesquisa sobre avanços tecnológicos para melhor controle do Diabetes Mellitus

21/05/2018

15:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A acadêmica Gabriela Lemos, do Programa de Iniciação Científica do curso de Química Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF), sob a orientação da professora Dra. Mara Regina Linck, realiza uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de fazer um levantamento de métodos minimamente invasivos e não invasivos para o tratamento e o monitoramento do Diabetes Mellitus. 

De acordo com Gabriela, por se tratar de uma das doenças que causa mais mortes no mundo, o diabetes mellitus tem sido uma das maiores preocupações da sociedade atual e apesar de não existir uma cura, é primordial um bom controle glicêmico para que os pacientes consigam evitar complicações graves, e para que permita uma vida saudável e regular aos mesmos. 

Segundo Gabriela, o tratamento com insulinoterapia para o diabetes mellitus e o seu monitoramento apresentam uma baixa adesão pelo fato da administração de insulina e os medidores de glicose utilizados atualmente serem invasivos. “Com a limitação no tratamento e no monitoramento do diabetes, e o aumento da prevalência desta doença a nível mundial, o mercado percebeu que o próximo passo são os métodos minimamente invasivos ou não invasivos, que são consideradas técnicas inovadoras, seguras, que causam menos dores ou são indolores e proporcionam um melhor bem-estar para os pacientes que possuem esta doença crônica”, explicou.

Seguindo essa linha, a acadêmica afirma que o uso de nanopartículas na insulina oral, a administração de insulina por via transdérmica com microagulhas ocas, e a utilização de medidores de glicose eletroquímicos epidérmicos minimamente invasivos e não invasivos, que também são técnicas por via transdérmica, são boas alternativas para o controle glicêmico, porém ainda precisam ser aperfeiçoadas, confiáveis, mais precisas e apresentar um baixo custo para beneficiar os pacientes diabéticos.