Evento Acadêmico

VIII Seminário de Publicidade e Propaganda

  • Dias 24 e 25 de abril

  • Faculdade de Artes e Comunicação e Auditório do ICEG, Campus I


O VIII Seminário de Publicidade, de 24 a 25 de abril de 2018, terá como tema o Consumo Consciente e será dividido em dois momentos, cada qual correspondendo a um dia do evento.

No primeiro dia, 24 de abril, no turno da manhã um painel convida profissionais de Passo Fundo e região e professores da UPF para apresentar sua visão sobre a nova economia, a Economia Sustentável, relatando suas experiências e debater temas emergentes. No turno da noite é a vez das oficinas que ocorrerão nas salas de aula da FAC, com diferentes temas relacionados ao consumo consciente. No segundo dia, 25 de abril, no turno da manhã serão oferecidas oficinas com conteúdos dos outros cursos da FAC: Jornalismo, Design Gráfico, Música e Artes Visuais. No turno da noite, será realizado o painel de encerramento, com convidados do mercado e professores de economia solidária.

OBJETIVO GERAL
Promover conhecimentos sobre as múltiplas visões da publicidade no contexto regional e desenvolver habilidades multidisciplinares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as múltiplas visões da publicidade no contexto regional.
Identificar as múltiplas visões do mercado de comunicação consciente a cerca da publicidade regional.
Identificar as relações e conflitos entre a publicidade tradicional e a comunicação consciente no âmbito regional.
Conhecer práticas publicitárias a partir de relatos de experiências.
Problematizar as relações do mercado de publicidade no contexto regional.
Debater as principais questões relacionadas ao tema, à profissão do publicitário e sua formação.
Promover a multidisciplinaridade através da comunhão de conhecimentos teóricos e práticos das áreas dos cursos da Faculdade de Artes e Comunicação.
Promover o encontro entre a comunidade profissional e acadêmica em um mesmo ambiente de discussão e aprendizado.
Promover o fortalecimento de laços entre a comunidade acadêmica, a comunidade profissional e a acadêmica, e entre a própria comunidade profissional.

METODOLOGIA
O evento será desenvolvido através das seguintes atividades:

a) Painéis com representantes de empresas de comunicação de Passo Fundo
- Painel: Consumo consciente é possível?
- Painel: Múltiplas visões da publicidade sustentável

b) Oficinas com temas dos outros cursos da Faculdade de Artes e Comunicação:
Artes Visuais, Design Gráfico, Jornalismo e Música.
Oficina como elaborar um portfólio publicitário
Oficina criatividade consciente
Oficina infografia
Oficina papel reciclado
Oficina tipografia
Oficina ilustração/tatoo
Oficina história do rock
Oficina dando vida ao guarda roupa
Oficina fashion & consciente

PÚBLICO
Acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da FAC/UPF.
Egressos do curso de Publicidade e Propaganda da FAC/UPF.
Comunidade profissional da área da comunicação da região de Passo Fundo, Carazinho e Erechim.

REGRAS E VALORES
Alunos e ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda da UPF: gratuito
Comunidade geral: R$ 10,00