Acontece na UPF

Exposição “Tempo de ausência: 30 anos sem Josué Guimarães

  • De 14 a 23 de setembro

  • Assembleia Legislativa RS

A Galeria dos Municípios da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) recebe, de 14 a 23 de setembro, a exposição “Tempo de ausência: 30 anos sem Josué Guimarães”. A mostra é uma ação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPF, do Acervo Literário de Josué Guimarães (Aljog), da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e do projeto Livro do Mês da Capital Nacional da Literatura. Josué Guimarães será homenageado pela ALRS nesta Semana Farroupilha. A exposição marca as três décadas da morte do escritor, político, jornalista e formador de leitores.

Os visitantes poderão ver, por exemplo, a máquina de escrever de Josué Guimarães ou os originais das obras “A ferro e fogo – Tempo de angústia”, “É tarde para saber” e “As muralhas de Jericó”. O primeiro livro do autor, “Os ladrões”, e o esboço da capa da obra “Um corpo estranho entre nós dois” também fazem parte da exposição. Além disso, há preciosidades como cartas trocadas entre Josué e o escritor Érico Veríssimo. Os objetos pessoais, as fotos, as publicações na imprensa, entre outros materiais expostos, fazem parte do Acervo Literário de Josué Guimarães, existente desde 2007 na UPF.

A exposição retrata a trajetória desse autor, que ajudou a consolidar uma das maiores movimentações culturais brasileiras, as Jornadas Literárias. Nascido em 1921, em São Jerônimo, o escritor gaúcho faleceu em 23 de março de 1986.

A Galeria dos Municípios fica no hall da ALRS, e abertura oficial da exposição acontece no dia 14 de setembro, às 17h.