Vestibular

Vestibular Complementar da UPF inscreve até domingo, 12

10/02/2017

15:01

Por: Assessoria de Imprensa

A inscrição pode ser feita no site vestibular.upf.br. Processo seletivo acontece na segunda-feira, 13 de fevereiro

Últimos dias para inscrição no Vestibular Complementar de Verão 2017 da Universidade de Passo Fundo (UPF). Os candidatos podem inscrever-se até este domingo, dia 12 de fevereiro, para cursos de graduação na modalidade presencial para o primeiro semestre de 2017. A inscrição pode ser feita no site vestibular.upf.br, onde também é possível consultar a relação de cursos disponíveis e o edital que rege o vestibular. O processo seletivo acontece na próxima segunda-feira, dia 13 de fevereiro.

A taxa é de R$ 35,00, com exceção dos cursos de licenciatura, para os quais há gratuidade na inscrição. A seleção dos candidatos será por meio de prova única de redação, que deverá ser realizada no respectivo campus de funcionamento do curso ao qual o aluno se inscreveu, no dia 13 de fevereiro, às 19h30min. Os candidatos têm ainda a opção de utilizar a nota obtida na redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A escolha pela forma de seleção deve ser feita no momento da inscrição. 

Benefícios financeiros
Como opções que facilitam o ingresso e a permanência no ensino superior, a UPF possibilita o acesso a uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos:

Programa Recomeçar Plus - voltado a pessoas com idade mínima de 40 anos e com ensino médio concluído. O candidato aprovado terá desconto de 50% nas mensalidades, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.

Prouni – A UPF adere ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), na forma da lei nº 11.096/05. O Prouni é dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais.

Bolsa Auxílio 25% – A UPF, por meio do rocesso Seletivo Complementar de Verão 2017, oferece o Programa de Bolsa Auxílio 25%, regido por edital próprio disponível no site da Instituição, o qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B).

Bolsa FUPF – A UPF, por meio do Processo Seletivo Complementar de Verão 2017, oferece o Programa de Bolsa FUPF (lei nº 12.101/09), regido por edital próprio disponível no site da Instituição, o qual prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (Manhã); Artes Visuais (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); Letras, Português - Espanhol e Respectivas Literaturas (L); Letras, Português - Inglês e Respectivas Literaturas (L); Matemática (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); Campus Carazinho: Pedagogia (L); Campus Lagoa Vermelha: Pedagogia (L); Campus Soledade: Educação Física (L) e Pedagogia (L).

Promucred – O Programa Municipal de Crédito (Promucred) é oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF. Apresenta legislação e normas específicas, sendo administrado pelos próprios municípios.
PAE/UPF – O Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF) é regido por edital próprio disponível no site da Instituição e concede 50% de benefício estudantil, quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos.

PEC/UPF – O Programa Emergencial de Crédito UPF (PEC/UPF) é um programa próprio da Instituição de benefício estudantil, regido por edital específico e de fluxo contínuo.

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação, segundo seus critérios. As inscrições são realizadas no site www.sisfiesportal.mec.gov.br. O Fies segue regramento próprio, e a adesão e/ou permanência da UPF no programa está/ão condicionada(s) ao teor das novas normativas a serem estabelecidas pelo governo federal.