Extensão

UPF Campus Casca sedia final de Olimpíada de Robótica Educativa

24/10/2017

17:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade foi desenvolvida em quatro etapas ao longo dos meses de setembro e outubro, com escolas da região

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Casca, em parceria com o Laboratório do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), promove, desde setembro, uma edição da Olimpíada de Robótica Educativa na região de Casca. A etapa final ocorreu no sábado, dia 21 de outubro, durante o Sábado no Campus, quando foram conhecidos os vencedores. 

A atividade tem como objetivo reforçar a formação de profissionais que assumam um papel de agente transformador da realidade, capazes de provocar mudanças com a incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas. Ao todo, foram realizadas quatro etapas que contaram com a participação de três escolas da região: Professor Wilson Luiz Maccarini, do município de Casca; Colégio Estadual Pe. Colbachini, de Nova Bassano; e o Colégio Estadual Carneiro de Campos, de Serafina Correa. 

Durante a Olimpíada, os alunos desenvolveram atividades que integram a programação de código com interface Angry Birds, programação em bloco Roboblocky, programação de robôs, e, na última etapa, desenvolveram a programação do robô, que teve que cumprir determinado trajeto com obstáculos. Após as quatro etapas, foram conhecidos os vencedores: em terceiro lugar, ficou a equipe do Colégio Pe. Colbachini, já o segundo e o primeiro lugar foram conquistados pelas equipes do Colégio Carneiros de Campos. 

Todas as atividades foram conduzidas pelos alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Casca, que ofereceram treinamentos aos alunos participantes. A atividade teve a orientação do coordenador do curso, professor Eder Pazinatto, e do coordenador adjunto, professor Victor Billy da Silva, e o apoio do coordenador do projeto Olimpíada de Robótica Livre, professor Marco Trentin.