Geral

Reitor da UPF é eleito presidente do Comung

21/10/2016

08:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Sílvia Brugnera

Professor José Carlos Carles de Souza assume a presidência do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, cargo que era ocupado pelo reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm

O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, assume a presidência do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). A eleição da nova direção ocorreu na noite de quinta-feira (20/10), durante o IV Fórum de Gestão e Inovação, realizado em Porto Alegre. O reitor da UPF exercia o cargo de vice-presidente do Comung e, agora, eleito presidente, estará à frente do Consórcio na Gestão 2016-2018.

Integrado por 15 instituições de ensino, o Comung é o maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul. As instituições que formam o Consórcio representam uma rede de educação, ciência e tecnologia que abrange quase todos os municípios do estado. O Comung atende a mais de 50% dos universitários gaúchos, oferecendo 1.489 cursos de graduação e pós-graduação, em um universo que compreende 202.020 mil alunos, atendidos por 9.190 professores e mais de 11 mil funcionários.

Durante a posse, o professor José Carlos cumprimentou o reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, pelo trabalho e pela condução do mandato como presidente do Comung e por ter defendido os interesses das universidades comunitárias.  

Segundo o reitor da UPF, a partir de agora, o objetivo é dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido e levar adiante os propósitos do Consórcio, provendo, por meio da educação, a construção de uma sociedade sustentável. “O modelo comunitário de prestação de serviços educacionais precisa ser fortalecido, por meio do reconhecimento de suas ações pela sociedade. Portanto, precisamos fazer uma divulgação cada vez mais eficiente do trabalho que realizamos, da importância das nossas instituições no cenário gaúcho. Devemos nos aproximar ainda mais das comunidades. Quanto mais expressiva e marcada for nossa presença, mais as pessoas irão compreender a nossa participação. Também iremos defender os interesses das nossas IES Comunitárias e avançar nas questões relacionadas ao financiamento estudantil”, reitera.

Comung
Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul firmou um Protocolo de Ação Conjunta, constituindo o Comung. O objetivo era viabilizar um processo integrativo que resultasse no fortalecimento individual das instituições e no consequente favorecimento da comunidade universitária rio-grandense e da sociedade gaúcha.

Constituído oficialmente em 27 de abril de 1996, o Comung hoje representa uma série de conquistas para as instituições: programas e experiências compartilhadas, avaliação institucional, intercâmbios de professores e de alunos, qualificação e treinamento de funcionários e professores, fórum de tecnologia da informação, integração entre diversos segmentos, tais como assessorias jurídicas, recursos humanos, assessorias de comunicação e redes de biblioteca. Além disso, entre as conquistas que representam o Comung nas instituições, está a efetivação, a partir de um trabalho conjunto, de convênios e políticas públicas que incentivam a formação acadêmica da população, a promoção de atividades culturais e o desenvolvimento de ações de inovação e empreendedorismo, entre outras.

Nova diretoria do Comung (Gestão 2016-2018)
Presidente: José Carlos Carles de Souza - UPF
1º Vice-presidente: Carmen Lucia de Lima Helfer - Unisc
2º Vice-presidente: Evaldo Kuiava - UCS
Secretária: Inajara Vargas Ramos - Feevale
Tesoureira: Lia Maria Herzer Quintana - URCAMP
Conselho Fiscal
Presidente: Paulo Fossatti - Unilasalle
Vice-Presidente: Ney Lazzari – Univates