Universidade

Reconhecimento a quem dedicou décadas ao trabalho acadêmico

13/12/2016

14:24

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Gelsoli Casagrande

Em sessão solene, a UPF homenageou professores jubilados em 2016 e diretores de campi que se despedem do seu trabalho junto à Universidade

O momento foi de reconhecimento às décadas de trabalho dedicadas ao ensino universitário e de agradecimento a docentes que cumpriram de forma exemplar suas atividades. Um ato solene marcou a reunião do Conselho Universitário (Consun) da Universidade de Passo Fundo (UPF) nesta terça-feira, 13 de dezembro. Na oportunidade, foram homenageados ex-diretores e professores que receberam jubilamento no ano de 2016.

Receberam as homenagens os ex-diretores Nelio Luiz Cerbaro, de Casca, e Mauro Santos da Rocha, de Sarandi e Palmeira das Missões. Além desses, foram homenageados os professores jubilados neste ano: José Mello de Freitas e Vitor Hugo Oltramari, da Faculdade de Direito, e de Sergio Martins da Silveira Lima e Plácido José Scussel, da Faculdade de Medicina. Os professores Gildrades da Costa Correa e Flavio Korb, que também foram jubilados em 2016, não puderam comparecer ao evento.

Participaram da sessão solene o reitor José Carlos Carles de Souza, a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Dalmolin e o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior, além de diretores de unidades acadêmicas, professores, diretores e coordenadores de curso.

Para o reitor da UPF, esse é o momento em que se reconhece a dedicação de cada docente. “A cada semestre a UPF presta sua homenagem aos professores que completaram 70 anos e estão em atividades na Instituição. Eles são jubilados e merecem uma solenidade que reconhece e agradece a dedicação de muitos anos à UPF”, destaca.

O ato de jubilamento é regido pelo artigo 149 do Regimento Geral da UPF, que prevê a saída compulsória dos educadores que completam 70 anos de idade. A solenidade de homenagem contou com a apresentação do Grupo Instrumental da Faculdade de Artes e Comunicação.

Ex-diretores homenageados

O professor Nelio Luiz Cerbaro foi admitido na UPF em março de 1992. Graduado em Ciências Naturais e Ciências Biológicas, foi professor e diretor do Ensino Médio Integrado UPF Casca e diretor do Campus Casca, desde a sua criação, em 1992. Ao longo de 24 anos, dedicou-se a receber de forma exemplar professores e alunos que passaram pelo campus e, junto da sua esposa, Sra. Geny Cerbaro, cuidou com carinho da UPF Casca como sua casa.

O professor Mauro Santos da Rocha foi admitido na UPF em abril de 1994. Graduado em Medicina Veterinária e especialista em Saúde Pública, ele foi docente do curso de Medicina Veterinária e coordenador de extensão e de pós-graduação da FAMV. Também coordenou o Hospital Veterinário da UPF. Foi diretor dos campi Sarandi e Palmeira das Missões.

Professores jubilados

José Mello de Freitas é graduado em Direito pela UPF e ingressou como professor em 1991. Foi docente do curso de Direito na estrutura multicampi e coordenou o Núcleo de Práticas Jurídicas. Ao longo de 25 anos como docente, transmitiu aos acadêmicos sua experiência em Direito do Trabalho e ética profissional.

Vitor Hugo Oltramari é especialista em Direito Processual Civil e mestre em Direito. Ingressou na UPF em 1991, foi docente de Direito, Administração e Ciências Contábeis e, ao longo de 25 anos, conquistou a admiração de muitos acadêmicos e colegas. Oltramari também foi assessor jurídico da UPF.

Sergio Martins da Silveira Lima é graduado em Medicina e ingressou na UPF em 1973. Especialista em cardiologia, atuou na reforma e no acompanhamento curricular do curso de Medicina da Instituição.

Plácido José Scussel é graduado em Medicina e foi docente da UPF desde 1974. Ao longo de sua trajetória na Instituição, ministrou, durante mais de quatro décadas, as disciplinas de gastrenterologia e proctologia.

Flávio Korb é graduado em Letras – português e inglês – e também em Medicina. Iniciou sua trajetória na UPF em 1984 e, por 32 anos, foi docente na Faculdade de Medicina. Por alguns anos, trabalhou como perito legista e com medicina legal e, atualmente, atua como cirurgião vascular.

Gildrades da Costa Correa graduou-se em Medicina e tornou-se especialista em oftalmologia. Ingressou na UPF em 1981 e foi chefe do Departamento de Oftalmo-otorrinolaringologia do curso de Medicina, onde exerceu a docência por 35 anos.