Extensão

Mediajur promoveu atividades na Semana Nacional da Justiça Restaurativa

27/11/2017

17:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O projeto de extensão Mediajur - Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa da Universidade de Passo Fundo (UPF), promoveu na Semana Nacional da Justiça Restaurativa, diversas atividades disseminando práticas que envolvem a cultura de paz. 

De acordo com a professora da Faculdade de Direito (FD), Linara Silva, no dia 20 de novembro, ocorreu no campus Sarandi o II Seminário Regional Cipave e Mediajur: a Justiça Restaurativa e suas práticas no âmbito escolar e comunitário. 
Já no dia 21 de novembro, no campus Carazinho, também foi promovido o II Seminário Regional Cipave e Mediajur: a Justiça Restaurativa e suas práticas no âmbito escolar e comunitário.

Ambos os Seminários contaram com a participação de professores da rede estadual e municipal e servidores da rede de atendimento dos municípios que compõem as regionais. Segundo Liana, nos encontros as escolas socializaram as atividades desenvolvidas com o viés na cultura de paz. A servidora da Susepe e coordenadora do Ceprajur - Sarandi, Rosangela Martins, participou da atividade abordando o tema Justiça Restaurativa no contexto escolar.

Um Círculo de Construção de Paz com professores e funcionários da Escola Albina Capoani Pazini, em Sarandi, foi promovido no dia 22 de novembro pelo Mediajur e a equipe da Cipave. Na mesma data, o projeto de extensão realizou um Círculo de Ressocialização com apenados do regime semiaberto do Presídio Estadual de Sarandi.

No dia 24 de novembro, o Mediajur e a Promotoria da Infância e Juventude de Carazinho, organizaram uma reunião para debate da implementação de uma Política Pública de Pacificação Social no município. A reunião ocorreu na sede do Ministério Público e contou com a participação de autoridades locais do Poder Executivo, Legislativo, além de representantes da Defensoria Pública, OAB e Comdicacar.

Em Passo Fundo, também em 24 de novembro, o Mediajur organizou uma “Oficina em Justiça e Restaurativa e Círculos de Construção de Paz” no prédio da FD, oportunidade em que os participantes compreenderam melhor os princípios restaurativos e a metodologia utilizada nos Círculos.

Mediajur 

O Mediajur é um projeto de extensão da UPF, com atuação nos campus Carazinho, Sarandi e Passo Fundo, promovendo o tratamento e a prevenção de situações que envolvem a prática de ato infracional, a violência no âmbito escolar, o tratamento de conflitos familiares, sobretudo com idosos e intervenções visando a ressocialização e transição de apenados a partir de uma abordagem integrada, cooperativa e humanitária por meio da aplicação da Justiça Restaurativa, enquanto instrumento de (re)estabelecimento das relações sociais e familiares.