Extensão

Jornada de Extensão do Mercosul inicia atividades na Argentina

25/04/2018

16:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Comitiva da UPF com 82 extensionistas participa do evento que teve abertura nesta quarta-feira, dia 24 de abril

A extensão universitária está sendo tema de debate durante a “VI Jornada de Extensão do Mercosul (JEM)”, que conta com a participação de uma comitiva de 82 extensionistas, professores e técnicos da Universidade de Passo Fundo (UPF). A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin, também integra o grupo que está participando da Jornada. O evento ocorre simultaneamente ao “I Colóquio regional do Centenário da Reforma” e Ao “Pré-Congresso Nacional de Extensão Universitária da Argentina”, na sede da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA), em Tandil, na Argentina. 

As atividades iniciaram nesta quarta-feira, dia 24 de abril. Pela manhã, houve o credenciamento dos participantes, que assistiram à conferência de abertura “Educación de calidad, comunidad extendida y territorio: teoría y experiencias en América Latina”, que tratou sobre a educação de qualidade e a comunidade, as teorias e as experiências na América Latina, ministrada pelo colombiano Víctor Fiorino, do Observatório Regional de Responsabilidade Social para América Latina e o Caribe, da Unesco. O grupo também participou de um painel que tratou sobre “La internacionalización de la extensión desde una mirada regional de la Associación de Universidades Grupo Montevideo”, com Gustavo Menédez, secretário de extensão da UNL, da Argentina.

Jornada de Extensão
As Jornadas são organizadas de forma conjunta por meio de uma parceria entre a UNCPBA, a UPF, a Secretaria de Políticas Universitárias dependente do Ministério Nacional de Educação da Argentina, o Conselho Interuniversitário e a Rede Nacional de Extensão Universitária Argentina. Na região latino-americana, as Jornadas têm o apoio da União Latino-Americana de Extensão Universitária (ULEU) e da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM). As atividades seguem até 27 de abril.