Ensino

Empreendendo o futuro

15/08/2017

18:01

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

XVI Semana Acadêmica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura promove mais de 70 palestras e minicursos para acadêmicos da Universidade de Passo Fundo

A Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF) deu início, na noite de segunda-feira, dia 14 de agosto, à XVI Semana Acadêmica. Com o slogan “Empreendendo o futuro”, a Semana Acadêmica, que é organizada pelo Diretório Acadêmico Dafear, contou com dois palestrantes: o músico e atual diretor do Badesul, Mano Changes, e o comunicador Arthur Gubert. As duas palestras foram realizadas ao mesmo tempo, em diferentes auditórios do Centro de Eventos da UPF.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin, esteve presente no evento e destacou a importância do protagonismo acadêmico. “Nós valorizamos muito as semanas acadêmicas, e esta é uma das maiores na UPF, em razão de a unidade ser, também, uma das maiores da Instituição. Nós valorizamos porque é o momento em que o aluno exerce mais o seu protagonismo, é a oportunidade em que ele vai fazer um trabalho de gestão que requer conhecimento, disponibilidade, iniciativa e liderança, que são quesitos importantes para a formação profissional”, destacou.

Também prestigiaram o evento o diretor da Fear, professor Wagner Alves Guimarães; a coordenadora da XVI Semana Acadêmica e coordenadora de Extensão da Fear, professora Vera Maria Cartana Dias; o coordenador do UPF Parque e coordenador de Pesquisa da Fear, professor Charles Leonardo Israel; além de demais professores e acadêmicos dos diversos cursos que compõem a unidade acadêmica. “Com exceção da Jornada de Literatura, que é um evento muito grande, acredito que a nossa semana acadêmica seja o maior evento produzido pela Universidade. É importante porque é um evento organizado totalmente pelos alunos e todos se sentem motivados a participar”, ressaltou Guimarães.

De acordo com a presidente do Dafear, Marina Barbosa Grando, a XVI Semana Acadêmica conta com mais de 1,1 mil inscritos nesta edição. “Mais de 70 palestrantes virão à UPF esta semana. Também teremos mais de 30 minicursos, então, é um grande evento que é promovido por alunos e para os alunos. É uma concepção diferente dessa complementação do processo de graduação”, afirmou.

 

Inovação para formação de novos profissionais

O músico Mano Changes, falou sobre “Empreendedorismo e inovação”, destacando a importância dessas questões para o mundo globalizado atual. “Entendo que inovar é fundamental para entendermos nossas vocações profissionais, e uma universidade que está conectada com o mundo globalizado precisa de duas ferramentas: um ambiente de comunicação, que temos aqui, e um ambiente de inovação. Entendo que a melhor universidade do planeta está cinco anos atrasada, porque começa a apresentar um conteúdo em 2017 para preparar para o mercado de trabalho em 2022, e a internet trouxe muita coisa, acelerando esse processo”, comentou.

Com o tema “Errar é preciso: uma aula sobre inovação”, o comunicador Artur Gubert apresentou relatos pessoais e profissionais, destacando a importância de o jovem assumir riscos – mesmo cometendo erros – para seu amadurecimento e crescimento profissional. “Acho que precisamos criar um ecossistema dentro do nosso trabalho que seja favorável à inovação, não matando as ideias logo no começo. Fomos ensinados a tomar muito cuidado com as coisas e defendo que precisamos fazer, inventar, realizar. Defendo muito o erro, porque acho que o fracasso é o maior combustível para construirmos e alcançarmos nossos objetivos”, declarou.

Com apoio do UPF Parque, a XVI Semana Acadêmica segue até sexta-feira, dia 18 de agosto, com palestras e minicursos em diferentes segmentos. Mais informações podem ser consultadas no site http://www.dafear.com.br/