Ensino

Curso de Direito da UPF Campus Casca realiza júri simulado

16/06/2017

16:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotos: Divulgação

O curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Casca, realizou nesta sexta-feira, dia 16 de junho, uma prática de júri simulado. A atividade, que ocorreu nas dependências do Campus, mobilizou a unidade e a comunidade acadêmica, em momento tradicional e importante para a formação profissional.

O júri simulado envolveu diretamente os alunos da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, além de vários estudantes de outros níveis como jurados, assistentes e ouvintes, e foi realizado sob a orientação do professor André Luiz Barcellos Zinn.

O julgamento seguiu estritamente a previsão do Código de Processo Penal. A acusação que recaía sobre o réu era o delito de homicídio qualificado, inserido no capitulado do art. 121, parágrafo segundo do Código Penal Brasileiro. 

De acordo com o professor Zinn, a atividade é uma experiência única na formação dos acadêmicos, uma vez que propicia uma vivência da prática jurídica. Além disso, o júri simulado também propicia o aperfeiçoamento da oralidade, importante e necessário instrumento utilizado nas diversas carreiras jurídicas.

A atividade também foi prestigiada pela coordenadora do curso de Direito da UPF Campus Casca, professora Nadya Tonial, que elogiou o trabalho realizado. A professora destacou que além de ser importante para os acadêmicos, a atividade beneficiou toda a comunidade local, que teve a oportunidade de aprender sobre o tribunal do júri, único caso em que o acusado não é julgado por um juiz togado, mas por pessoas que expressam o pensamento da sociedade.