Pesquisa e Inovação

UPF Carazinho realizou atividades da Semana do Conhecimento

14/10/2016

09:31

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, no período de 3 a 7 de outubro, a III Semana do Conhecimento. Diversas atividades relativas à pesquisa, tais como apresentações de trabalhos, sessões de pôsteres, exposições, oficinas, entre outras, foram desenvolvidas no Campus I. A estrutura multicampi, como a UPF Carazinho, integrou a programação e também realizou ações com o propósito de difundir os saberes das diferentes áreas.

Dentre elas, no dia 4 de outubro, professores e acadêmicos do curso de Pedagogia assistiram e debateram o documentário “O começo da vida”, um filme brasileiro produzido com apoio da Unicef e que convida à reflexão sobre os primeiros anos de vida. Além dos estudantes, participaram pessoas da comunidade, especialmente educadores. A atividade foi conduzida pela coordenadora adjunta da graduação, Carmem Souza.

Já no dia 5 de outubro, o coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica, Amauri Gomes de Morais, introduziu a apresentação de quatro propostas de trabalho final de graduação dos alunos, todos orientados pelo professor Anderson Hoose. Os temas apresentados foram “A utilização das ferramentas da qualidade para melhorias em um processo, através do aproveitamento de matéria-prima no setor metal-mecânico”, desenvolvido pelos  acadêmicos Lucas Martinelli e Ana Caroline Schafer; “Melhoria na produtividade de um setor de montagem com a utilização da ferramenta de balanceamento de linha”, de Jackson Xavier da Silva e Edilson Santos; “Redução no desperdício de papel na rotina administrativa de uma empresa metal-mecânica”, dos autores Bruno Henrique Pedrolo de Souza e Jean Antonio da Silva de Souza e “Implementação da troca rápida de ferramentas”, dos estudantes Jeandre Rodrigues Lopes e Yuri Zanolla Pimental.
 
O encerramento, no dia 7 de outubro, coube ao curso de Direito, sob a coordenação adjunta da professora Vanderlise Wentz. Na ocasião, a professora Linara da Silva apresentou aos alunos algumas práticas de Mediação e Justiça restaurativa que vêm sendo adotadas pelo MediaJur, um serviço de extensão instalado no campus. A docente relatou situações de conflitos, especialmente ocorridos no âmbito escolar, que vêm tendo soluções eficazes através da mediação de professores e acadêmicos da graduação, eventualmente com apoio de docentes do curso de Pedagogia.

Difusão do conhecimento para fora da sala de aula
Para o diretor do Campus, Hélio Büllau, a ideia de levar a Semana de Conhecimento para os campi é uma iniciativa embrionária e pioneira, que contou com a parceria das coordenações adjuntas e de funcionários do campus. Segundo ele, foi possível oportunizar conhecimentos e experiências que vão um pouco além da sala de aula. A expectativa do diretor é a de que, para o próximo ano, todos os cursos do campus Carazinho consigam viabilizar ações, e que os demais campi também se insiram na atividade.