Ensino

Troféu Empreendedor Plano de Negócios é entregue a acadêmicos da UPF

21/06/2017

16:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicos do curso de Administração da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF), Campus Carazinho, receberam o Troféu Empreendedor Plano de Negócios. A escolha do melhor trabalho foi realizada pelos próprios acadêmicos, e a premiação foi entregue, no dia 8 de junho, ao grupo que desenvolveu o produto Pratic Cuia. 

A premiação é uma atividade desenvolvida pelo professor Gervásio Jorge Diel, que ministra a disciplina Plano de Negócios aos acadêmicos do VIII nível do curso de Administração. De acordo com o professor, o objetivo da disciplina é de desenvolver o empreendedorismo, desafiando os alunos para que criem um produto ou serviço inovador de mercado. “Dessa forma, os alunos precisam fazer a estruturação de uma empresa com projeção de viabilidade em cinco anos. Para isso, precisam elaborar uma pesquisa de mercado sobre a aceitação do produto ou serviço, fazendo a descrição da empresa”, explicou. 

Durante a elaboração do trabalho, os alunos precisam desenvolver o produto ou serviço além das demais atividades necessárias para operacionalizar uma empresa. Ainda conforme Diel, os acadêmicos precisam trabalhar com Contrato Social, estrutura organizacional, plano de marketing, plano operacional, estrutura e capitalização, layout, fachada, marca, missão, visão, projeção de fluxo de caixa, balanço, entre outras questões, apresentando os principais indicadores financeiros.

Confira os produtos desenvolvidos pelos acadêmicos:
Grupo 1 - PH Kid’s -  Papel higiênico infantil, com desenhos infantis, para incentivar o não uso das fraldas. No produto, ao terminar o rolo, a criança encontra um brinquedo surpresa.  
Alunos: Dilce Kochenborger, Gabriel Stürmer, Uriel Luft, Willian Paulo Prates Fagundes

Grupo 2 - Pillow Shop - Almofada com fechos, que se transforma em suporte de notebooks, comidas e bebidas.
Alunos: Édson Miguel de Souza, Gabriela Santos da Costa, Josiane Diedrich, Kely Vanusa Eger Folchini, Luís Fernando Weiler

Grupo 3 - Rodopro - Cabo retrátil para vassoura e rodo dobrável.
Alunos: Leandro Conceição Vargas, Emerson Schneider, Rafaela França Kern, Vanessa de Oliveira

Grupo 4 - Pratic Cuia - Cuia para chimarrão com copo porta-erva e vira-mate em um único produto, com rosca interna para encaixe.    
Alunos: Ana Manoela DiersmAnn, Evandro Orlandini, Iana Claudia Barbosa, Luciano Damé Vieira, Rodrigo Tozi Ronca Glio