Extensão

Mais de 200 pessoas participaram do II Domingo no Campus e I Aquagincana Coaju

25/10/2017

17:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (Coaju), juntamente com a Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Carazinho, realizou, nesse domingo, 22 de outubro, o II Domingo no Campus e I Aquagincana Coaju. Durante toda a tarde, a comunidade local participou de atividades de orientações jurídicas, educacionais, culturais, esportivas e recreativas, que fomentaram o objetivo da UPF em inserir-se nas comunidades nas quais atua, prestando serviços de qualidade e relevância. 

Uma das atividades da tarde foi a finalização da I Aquagincana Coaju. O objetivo foi realizar um concurso estudantil que possibilitasse o despertar e o desenvolver de uma consciência ecológica e sustentável dos recursos hídricos, junto a professores, alunos e comunidade escolar do município de Carazinho. 

Durante os meses de junho a outubro, mais de 80 pessoas, divididas em cinco equipes denominadas Eco Grupos, executaram tarefas que envolveram identificação dos grupos, percepções de ambientes poluídos, coleta de amostras de água, resgate histórico de florestas e coleta de óleo de cozinha.  

Após a realização das últimas tarefas, os Eco Grupos foram avaliados por uma comissão composta por cinco avaliadores: Daiana Drey, assistente administrativa da UPF Carazinho; Viviane Gaboardi, presidente da Associação Amigos do Meio Ambiente; Carmén Souza, coordenadora do curso de Pedagogia UPF Carazinho; Paulo Roberto Cervi, presidente do Coaju; e Camila Hüning, diretora do Departamento do Meio Ambiente de Carazinho. 
 
O resultado da Aquagincana foi divulgado ao final de todas as atividades da tarde, ficando o Eco Grupo “Acqualife”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Getúlio Dornelles Vargas, em 5º lugar; o Eco Grupo “Tsunami”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Piero Sassi, em 4º lugar, o Eco Grupo “SuperAção”, da Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, em 3º lugar; o Eco Grupo “Canarelo”, do Instituto de Educação Franciscana Nossa Senhora da Glória, em 2º lugar e o Eco Grupo “Water Force”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Manuel Arruda Câmara, em 1º lugar. Desafios, cooperação, trabalho em equipe e aprendizado estiveram presentes na I Aquagincana. 

O II Domingo no Campus e a I Aquagincana Coaju fazem parte das atividades de educação ambiental do Comitê Alto Jacuí e são alusivos à 24ª Semana Interamericana da Água e à 17ª Semana Estadual da Água. O evento contou com o apoio da Cotrijal, Bool Soluções, Produza, Inovar Incorporadora, Sesc Unidade Carazinho e Departamento do Meio Ambiente de Carazinho. 

Mais de 200 moradores da comunidade local participaram do evento, em um ambiente de aprendizado coletivo, com muito lazer e troca de ideias. Além disso, participaram os grupos de extensão da UPF de Danças Folclóricas, de Musicografia Braille, do Coral Luz e Vida e do Coral UPF Carazinho e os projetos de extensão envolvendo alunos e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção e Pedagogia.