Ensino

Empoderamento feminino e mercado de trabalho são temas de palestra na UPF Carazinho

19/04/2018

15:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Professores, alunos, advogados e lideranças de Carazinho e Sarandi estiveram reunidos na terça-feira (17), para a conferência “O empreendedorismo feminino e os espaços de poder: mercado de trabalho, empoderamento e sororidade”. A atividade foi promovida pelo Projur Mulher e Diversidade de Sarandi, marcando a primeira ação do Projur de Carazinho, que será inaugurado em breve. O encontro, que ocorreu na Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Carazinho, contou com a participação da presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Beatriz Maria Luchese Peruffo. A ação teve o incentivo da coordenadora do curso, professora Me. Vanderlise Wentz Baú.
 
De acordo com a coordenadora do Projur, professora Dra. Josiane Petry Faria, a atividade integra as ações que são desenvolvidas pelo projeto em todos os campi, buscando aproximar a comunidade e levar informações, em parceria com a OAB. “A importância da atividade está em mostrar que a Comissão da Mulher está presente em todas as partes do estado, incentivando a atuação da mulher advogada na sua comunidade, bem como firmar alianças entre a Universidade e a OAB, numa troca de informações, competências e habilidades na luta pela igualdade de gênero”, destacou.
 
Para a coordenadora Projur Mulher e Diversidade Sarandi, professora Fátima Pithan, a realização de eventos conjuntos fortalece o trabalho e motiva as equipes. “Estamos imensamente felizes em poder contar com essas atividades, pois sabemos da importância dela para tantas mulheres. O Campus Sarandi já sentiu a diferença com a presença do Projur porque é importante e muda o cenário, atuando como mediador e formador da comunidade”, ressaltou.
 
Beatriz Peruffo destacou, em sua fala, que, morando em Bento Gonçalves, ela compreende a necessidade da formação para que a mulher advogada rompa a fronteira da capital chegando a todos os lugares. “Primeiramente, agradeço a oportunidade de estar aqui, uma vez que, sendo uma mulher advogada que vem do interior, sinto na pele a importância de termos uma capacitação maior, atualizada, constante, em parceria entre a OAB e a universidade. Estamos aqui trabalhando para termos igualdade de oportunidades, e este espaço, aqui na UPF é fundamental para o fortalecimento para todas nós. As mulheres, hoje, para ocupar espaços de poder, necessitam da sororidade, do apoio entre elas mesmas. Precisamos parar com essa ideia de competição, conscientes de que o mercado de trabalho precisa de homens e mulheres trabalhando juntos”, pontuou.