Ensino

UPF celebra o Dia Nacional da Biblioteca

09/04/2018

12:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

No dia 9 de abril é comemorado o Dia Nacional da Biblioteca. Para celebrar a data, a Rede de Bibliotecas e o curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem uma série de atividades na Biblioteca Central, Campus I, durante esta segunda-feira.

As ações envolvem a inauguração de um ponto de Bookcrossing, projeto de extensão vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifch) e ao cursos de Letras e de Filosofia, que visa difundir o hábito da leitura. Além disso, a programação contempla estandes que estarão disponíveis para a troca e a libertação de livros.

Apresentações dos grupos artísticos da UPF, como o grupo de Danças Folclóricas, o grupo de Jazz e Música Brasileira, e o Bando de Letras estão previstas. A comunidade ainda pode prestigiar a exposição “A Arte de Encadernar”, a qual objetiva divulgar o trabalho desenvolvido no setor de restauração da Biblioteca Central.

Segundo a supervisora de Acervos Multimídias da Rede de Bibliotecas, Laíde Cristina Mühl, a intenção com as atividades é passar um dia diferente, incentivando o hábito da leitura. “Queremos incentivar as várias formas de leitura, pois a leitura não é só um livro, mas é dança, música, exposição, arte. Desejamos que essas leituras aconteçam sempre, independentemente da maneira que elas se apresentam”, comentou.

Rede de Bibliotecas

O incentivo à leitura, seja acadêmica ou literária, é uma marca da UPF. A Rede de Bibliotecas é uma das formas pelas quais os acadêmicos têm acesso ao que há de mais atualizado em literatura científica, clássicos e novidades literárias. O acervo, em constante atualização, está disponível em 10 bibliotecas espalhadas pela estrutura multicampi e em três bibliotecas virtuais.

Atualmente, o acervo de livros impressos é composto de 121.498 títulos e de 324.350 exemplares. Já o acervo de livros virtuais possui 178.415 títulos e o acervo de periódicos é formado de 3.955 títulos e de 149.805 exemplares.