Notícias UPF

Springer Journals Archive oferece mais de mil periódicos multidisciplinares

  • Por: Fonte: Portal Capes
  • Fotos: Divulgação/UPF

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) comporta um acervo de aproximadamente 39 mil títulos de revistas científicas. Um dos editores que compõem a biblioteca virtual é a Springer Nature e, entre os conteúdos da editora assinados pela CAPES, está a coleção Springer Journals Archive. Nesta coletânea, os usuários têm à disposição* mais de 1.000 periódicos em texto completo.

A cobertura contempla várias áreas do conhecimento. Os arquivos da Springer Journals estão disponíveis por assunto, sendo que cada tema oferece entre 50 e 160 revistas científicas. A coleção é dividida pelos tópicos: Ciências Comportamentais; Ciências Biomédicas e da Vida; Negócios e Economia; Ciência da Química e dos Materiais; Ciência da Computação; Ciências da Terra e do Ambiente; Engenharias; Humanidades; Ciências Sociais e Direito; Matemática; Medicina; Física e Astronomia.

A disponibilidade de acesso é a partir de 1842. Assim como o Portal de Periódicos, a editora acredita que “o conhecimento científico do passado impulsiona a inovação do futuro” e que, por isso, é importante para pesquisadores ter acesso a qualquer momento e em qualquer lugar a artigos revolucionários de cientistas influentes.

Além dos periódicos, outros arquivos são disponibilizados na plataforma SpringerLink. A base de dados oferece acesso a mais de 215 mil e-books, cerca de 42 mil protocolos, mais de 600 trabalhos de referência e 5.500 séries de livros, totalizando mais de 10 milhões de documentos científicos que cobrem uma vasta gama de disciplinas.

O conteúdo da coleção Springer Journals pode ser localizado pela opção Buscar base, via SpringerLink. Pela caixa de pesquisa Buscar periódico também é possível verificar títulos da editora – basta selecionar o editor/fornecedor Springer ou digitar o nome da publicação procurada.