Notícias UPF

Plataforma reúne livros e periódicos de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Letras, Linguística e Artes

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

As bases de dados voltadas às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas compõem um grande trunfo para a comunidade acadêmica, pois abrigam uma variedade de categorias que podem atender especialistas de todas as áreas do conhecimento. Uma dessas plataformas-coringa disponibilizadas pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é a coleção Project Muse.

Fundado em 1995, o Project Muse é uma associação sem fins lucrativos entre editores, faculdades e bibliotecas. A plataforma abriga material produzido por autores e estudiosos prestigiados em seus campos de atuação. Dessa forma, suporta as necessidades de pesquisadores, cientistas, bibliotecários, alunos e professores em todo o mundo.

A base permite o acesso a textos completos de livros e mais de 450 revistas científicas nas áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes. Apesar da grande abrangência de áreas, o foco dos conteúdos é Educação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Psicologia, Geografia e História.

Entre as possibilidades de pesquisa, o site oferece busca simples e avançada. Na pesquisa avançada, é possível selecionar vários tipos de filtros, como a seleção de idioma. No conteúdo da coletânea os usuários do Portal de Periódicos encontram mais de 200 resultados em português, incluindo materiais de grandes autores como Cora Coralina, Fernando Paixão, Carlos Nogueira e Raúl Antelo.

Recentemente o Portal de Periódicos disponibilizou um tutorial sobre a coleção Project Muse, que detalha os recursos disponibilizados pela ferramenta para facilitar e maximizar a experiência de pesquisa do usuário. O guia pode ser acessado na área de Materiais didáticos ou diretamente neste link.

As revistas científicas indexadas no Project Muse podem ser acessadas de duas formas: pela opção Buscar base ou por cada título, na caixa de pesquisa Buscar periódico. Para visualizar os livros, é necessário entrar na plataforma (Buscar base). A disponibilidade do acervo varia de 1958 até o ano corrente.

Fonte: Portal Capes