Universidade

Biblioteca Central disponibiliza o empréstimo de computadores Chromebook

09/03/2018

16:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Equipamentos estão à disposição para uso da comunidade acadêmica na Biblioteca Central, localizada no Campus I da UPF

A Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo (UPF), em parceria com a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI), disponibiliza seis unidades de Chromebooks para uso da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários). Esse equipamento é um notebook, que tem uma configuração simples, grande duração de bateria e é muito leve, facilitando o acesso dos usuários ao acervo virtual da Biblioteca.

O objetivo da oferta desses equipamentos é promover o acesso a todas as ferramentas que possibilitem a utilização do acervo virtual da Instituição. A Universidade acredita que, além de ofertar um vasto acervo em formato virtual, composto por livros, bases de dados e periódicos eletrônicos, cabe à Instituição promover o acesso a esses materiais, por meio de equipamentos e/ou dispositivos.

Empréstimo 
Nesse primeiro momento, os equipamentos serão emprestados para uso local, no recinto da Biblioteca Central. Eles devem ser retirados no balcão de empréstimos do setor e o empréstimo será registrado no Sistema Pergamum, da mesma forma como hoje é feito com livros. Poderão fazer uso dos Chromebooks toda a comunidade acadêmica vinculada à Instituição.

Rede de Bibliotecas UPF
A Rede de Bibliotecas tem um acervo de mais 175 mil títulos de livros em formato virtual, disponibilizados em três bibliotecas virtuais. A UPF também mantém convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que permite o acesso remoto a mais de 500 bases de dados e milhares de periódicos eletrônicos.

Sobre o Chromebook 
O Chromebook é um notebook idealizado pela Google e fabricado por diversas empresas parceiras. Destaca-se por sua configuração simples, grande duração de bateria e por ser muito leve. Ele vem com o sistema operacional Chrome OS, também da Google, e funciona totalmente baseado na web, utilizando uma versão do navegador Google Chrome ampliado.