A Biblioteca

O incentivo à leitura, seja acadêmica ou literária, é uma marca da UPF. A Rede de Bibliotecas é uma das formas pelas quais os acadêmicos têm acesso ao que há de mais atualizado em literatura científica, bem como clássicos e novidades literárias. O acervo, em constante atualização, está disponível em 10 bibliotecas.

A Biblioteca Central e a Biblioteca do Centro de Documentação e Informação do Livro Didático estão localizadas no Campus I; a Biblioteca Biomédica, no Campus II; a Biblioteca UPF Idiomas, no Campus III, todas em Passo Fundo. As demais bibliotecas situam-se nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade.

Na Biblioteca Central, localizada no Campus I, há espaços para exposições, salas de estudo individuais e em grupo, sala de multimeios, anfiteatro e um setor de obras raras, além do Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura. Todas as bibliotecas contam com espaços qualificados para os usuários e acervos atualizados que atendem às demandas locais. 

Além do acervo físico, a UPF disponibiliza à comunidade acadêmica um vasto acervo virtual, com mais de 170 mil títulos de livros, além de bases de dados e periódicos eletrônicos, que podem ser acessados de qualquer computador conectado à internet. 

O acesso ao acervo físico da Rede de Bibliotecas da UPF não se restringe apenas à comunidade acadêmica. O público em geral também pode usá-lo para pesquisas e consultas em geral. No entanto, nesse caso, a consulta é somente local.