Notícias UPF

Professores da UPF integram o Conselho Científico da Escola Superior de Defesa do Consumidor

  • Por: Fonte: Secom/RS
  • Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF), professor Rogério da Silva, e o professor da FD, Liton Lanes Pilau Sobrinho, ambos coordenadores do Balcão do Consumidor, integram o Conselho Científico da Escola Superior de Defesa do Consumidor (ESDC). A solenidade de posse foi realizada nesta terça-feira, 21 de novembro, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori. 

Ao todo, o conselho é composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, cumprindo mandato de dois anos. Entre suas atribuições, está o trabalho de desenvolver estudos para melhorias na área, organização de palestras e atividades educacionais, além de participação da elaboração da grade curricular da escola. 

Escola Superior de Defesa do Consumidor 
Criada em 2009, a Escola Superior de Defesa do Consumidor foi reinaugurada em 2016. Seu principal objetivo é de capacitar profissionais para atuar no sistema estadual de defesa do consumidor - em especial, os integrantes de Procons municipais -, preparar estudantes e profissionais da área do direito e informar a população sobre seus direitos e deveres. Entre 2016 e 2017, mais de 200 pessoas participaram de cursos e treinamentos de qualificação.

Atualmente, está vinculada no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos ao órgão de coordenação do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (Procon RS).

Conheça os novos membros do Conselho:

- Cesar Luís de Araújo Faccioli e Alexandre Lipp João (representantes da Fundação Escola Superior do Ministério Público - FMP)
- Adalberto Pasqualotto e Flávia do Canto Pereira (representantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)
- Carolina Saraiva e Ângela Molin (representantes da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra)
- Rogério da Silva e Liton Lanes Pilau Sobrinho (representantes da Universidade de Passo Fundo - UPF)
- Adriana Fagundes Burguer e Vitor Hugo do Amaral Ferreira (representantes da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul)