Esportes coletivos

Associação Basquetebol de Passo Fundo (ABPF)


O time de basquete apoiado pela UPF e pela Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) se chama Associação Basquetebol de Passo Fundo (ABPF). Treinada pelo professor Cleiton C. Bona, a equipe participa anualmente da Liga Noroeste de Basquete, a qual, em 2016, conquistou a terceira colocação geral, mesma posição que se encontra no momento na edição de 2017 do torneio. Ainda em 2016, a ABPF sagrou-se vice-campeã da Taça Prefeitura/UPF de Basquetebol.


 

BSBios/UPF


A equipe BSBios/UPF de voleibol feminino é bicampeã estadual, título conquistado em 2016. Comandada pelo técnico Gilberto Bellaver (Giba), o time, apoiado pela UPF desde 2013, já obteve diversas vitórias, tais como o bicampeonato na Copa RS – Cláudio Braga, e os primeiros lugares nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGS), no 1º Campeonato Regional de Voleibol Adulto Feminino e na Copa London.

Nesse ano, a BSBios/UPF foi campeã da III Copa Não-Me-Toque de Voleibol Feminino e do Circuito Sesc de Vôlei; vice-campeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) e da Copa RS Adulto Feminino. Um dos objetivos de 2017 é a conquista do tricampeonato gaúcho.

Esporte Clube Passo Fundo


Apoiado pela UPF, o Esporte Clube Passo Fundo ficou em 10º lugar no Campeonato Gaúcho de 2016. Por meio da parceria, a Instituição disponibiliza o espaço do Campus I para a realização de atividades, bem como de avaliações específicas, utilizadas como bases para treinamentos, nos laboratórios da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). Além disso, atletas das equipes acometidos por alguma lesão podem buscar atendimento gratuito na Clínica de Fisioterapia, onde, sob a supervisão de professores, são atendidos por acadêmicos do curso de Fisioterapia.
O Passo Fundo deve jogar a Divisão de Acesso do Gauchão em 2018.

Esporte Clube Vila Nova


A parceria se dá por meio do projeto Atleta do Futuro, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). Dividido em três partes (competição, escolinha e projetos sociais), o Vila Nova desenvolve projetos sociais por meio dos quais são realizadas atividades de futebol no campo de futebol da Unidade Acadêmica com jovens atletas. O clube ainda pode utilizar a infraestrutura da Feff e os serviços de fisioterapia e academia.

Dentre as conquistas do clube, a categoria 2001 sagrou-se campeã da 5ª Copa Cidade das Flores, em Santa Clara (RS), do Campeonato Regional de Futebol e do Campeonato Municipal de Futebol. A categoria 2003 também foi vencedora do Campeonato Regional e do 15º Bazooka Soccer Tournament 2016 (festival), que aconteceu em Kissmmee, na Flórida (EUA).

Em 2017, a equipe 2001 foi campeã da 5ª Copa Cidade das Flores. Outros times do clube também já disputaram a 2ª Copa Maravilha de Futebol, a Copa São João Lac Lélo, a 1ª Copa Sarandi e o Campeonato Estadual da Nova Liga de Futebol Infantil (Noligafi).

Sport Clube Gaúcho


O Gaúcho disputa a Segunda Divisão (antiga terceira divisão) do Gauchão 2017. O apoio prestado pela UPF envolve a disponibilização, por meio da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), de atendimento aos atletas, na área de fisioterapia, junto à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), bem como a cessão do campo de futebol para os treinos do time e a orientação nutricional dos jogadores.