Atletismo

Gustavo Henz


Gustavo Henz é o triatleta da UPF. Natural de Passo Fundo, iniciou a carreira no esporte em 2012. Dentre as competições que participou, em 2015, Henz ficou entre os cinco melhores competidores do Triathlon Longa Distância de Osório (RS), ocorrido em outubro, e participou do Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay, realizado entre a região Sul do Brasil e a área central do Paraguai. Em sua participação no Triathlon Nacional Sesc, em Tramandaí (RS), sagrou-se vice-campeão.

Em 2016, o atleta liderou o ranking da Federação Gaúcha de Triathlon (FGTRI) na categoria 25-29 anos masculino, sagrando-se campeão gaúcho de triathlon. Também venceu o Circuito Nacional Sesc Triathlon, em Tramandaí; o Estadual de Triathlon Olímpico, em Osório; e o Circuito Insano de Triathlon Longa Distância na categoria 25 a 29 anos, em Guaratuba (PR).

Gustavo, em 2017, disputou o Campeonato Estadual de Triathlon Longa Distância, em Osório (RS), no qual obteve o quarto lugar, e o Desafio da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, evento em que ficou na 12ª colocação. Também esteve presente no Ironman Brasil 2017, em Florianópolis, onde finalizou a prova com o tempo de 10h39min.

Jardelino dos Santos Flech


O corredor Jardelino dos Santos Flech, de 26 anos, é licenciado em Educação Física pela UPF. Atuante na modalidade há dez anos e tendo como treinador José Florenal, é especialista em corridas de fundo, principalmente nas distâncias de 5 e 10 mil metros. Em 2016, venceu a rústica de 5 km da 2ª Meia Maratona de Caxias do Sul, além da prova dos 5 mil metros do Campeonato Estadual Caixa de Atletismo Adulto, disputada na pista atlética da Sogipa, e da Corrida do Grêmio. Também foi bicampeão da Rústica 35 anos Sicredi e campeão da Rústica e Caminhada BRF 5 km.

Em 2017, foi campeão dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) na prova dos 10 mil metros e terceiro colocado no Campeonato Caixa de Atletismo Adulto pela prova dos 5 mil metros.
 

Káren Brunetto


Káren Brunetto é uma das mais novas atletas apoiadas pela UPF. Começou a disputar provas de corrida há cerca de dois anos, já tendo destaque na curta carreira, com seus mais de 20 pódios, dentre os quais os de 1º lugar na Meia Maratona Internacional de Florianópolis Subway; na Caminhada e Corrida BRF Marau e na Maratona Internacional Unimed Porto Alegre. Outra conquista sua foi o primeiro lugar geral no 7º Circuito HO de Corrida e Caminhada, realizado em Passo Fundo, em março de 2017. Ainda nesse ano, ela venceu a categoria N, de 20 a 24 anos, da XXV Rústica de Alpestre; foi vice-campeã geral da 34ª Maratona Internacional de Porto Alegre, após correr a prova dos 5 km, e da segunda etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, ocorrido em Passo Fundo.

A atleta também integra a assessoria esportiva Menegat&Costa, a qual contribui com os seus treinos.
 

Maicon Mancuso


O atleta Maicon Mancuso é praticante de atletismo e desde 2011 recebe o apoio da UPF. Nesse período, conquistou títulos como o bicampeonato no Estadual de Atletismo Adulto 2014, em Porto Alegre, e o segundo lugar no Circuito Caixa de Corridas de Rua, também realizado na capital gaúcha. É o campeão da prova dos 5 mil metros da 63ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) (2015), e vice-campeão da Rústica Atmosfera Online Sicredi, realizada em Erechim no mesmo ano. Mancuso também sagrou-se bicampeão da 7ª edição da Rústica Solidária, em Caxias do Sul, na qual competiu na distância de 10 km. Venceu, ainda, os Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul e a Rústica de aniversário da Sogipa.

Dentre os títulos de 2016, está o de bicampeão da Rústica do Natal Vermelho; o de campeão da prova dos 5 mil metros de atletismo dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs); o de tetracampeão da Rústica Simbiose/Cidade Nova, entre outros.

Já no ano de 2017, o corredor venceu a 3ª Rústica de Aniversário de Marau, assim como a 2ª etapa do Circuito Municipal de Corrida de Rua, em Passo Fundo; foi vice-campeão da 42ª edição da Rústica Carlos Barbosa; e participou do GP Sul-Americano de Atletismo Estrella Puente, em Montevidéu, Uruguai, onde conquistou a 5ª colocação em sua bateria e a 6ª posição geral.

Ricardo Rosa


Graduado em Farmácia e acadêmico do curso de Educação Física (bacharelado) da UPF, Ricardo Rosa é triatleta desde 2012. Dentre as suas conquistas, no Ranking Mundial de Ironman 2016, categoria 25/29 anos, ele foi o sétimo melhor brasileiro ranqueado, ocupando a 158ª posição no mundo, num total de 4007 triatletas. No mesmo ano, organizou o Soloman Passo Fundo 113, evento que idealizou em 2015, quando ocorreu a primeira prova da modalidade esportiva no município.

Em 2014, o atleta foi o 10º colocado do Ironman 70.3 Malásia. Já em 2013, sagrou-se campeão do 100k Experience Canela, vice-campeão gaúcho de triahtlon longa distância, e 3º colocado no Campeonato Brasileiro de Duathlon, provas disputadas pela categoria 25/29 anos.

Em 2017, Ricardo competiu no Ironman Florianópolis, finalizando a prova com o tempo de 10h15min. O triatleta espera estar presente no Desafio Samurai da Mizuno, que consiste em subir duas vezes a Serra do Rio do Rastro, num total de 67 km. Por fim, o esportista é idealizador da primeira edição de um ultratriathlon no sul do Brasil, a ocorrer em 2019.

Tiago Perez


Tiago Perez é acadêmico do curso de Direito da UPF. Natural de Getúlio Vargas (RS) e filho de pai militar e de mãe empregada doméstica, começou a praticar esportes desde cedo, incentivado pelo pai, praticante de atletismo. Futebol, vôlei e ciclismo, assim como competições e gincanas escolares, fizeram parte da sua trajetória. Atualmente, é especialista em provas de longa distância, bem como em corridas de aventura.

Dentre as suas vitórias, Perez foi o único representante gaúcho e brasileiro da Conquista Tu Cumbre, evento ocorrido em Mendonza, Argentina, em outubro de 2016, no qual obteve a 11ª posição. Em 2017, ele já se sagrou campeão na Rústica 60 anos Comercial Zaffari, realizada em Passo Fundo, após competir pela categoria 25 a 29 anos; e vice-campeão da GP Celebration Beach Running 5 mil metros, que aconteceu em Balneário Camboriú (SC), onde disputou a categoria 20-29 anos. No dia 1º de abril, Tiago obteve a 1ª colocação na categoria 25 a 29 anos e o 5º lugar geral na Rústica da Clínica São Lucas, prova sediada em Sarandi. Na 3ª etapa do Circuito Trilhas e Montanhas, conquistou o segundo lugar, mesmo resultado obtido na categoria duplas da 12ª Papacorrida.

Além de ter realizado a travessia Petrópolis x Teresópolis no Rio de Janeiro, neste ano, o atleta visa dedicar-se ao projeto Ironman, que é uma competição internacional e mundialmente conhecida participando. Seu objetivo é participar do Ironman 70.3 e do Ironman completo. Além disso, tem o propósito de se consolidar em circuitos de corrida de aventura e trilhas e montanhas, além de provas de longa duração.