Artes marciais

Augusto Flôres Spessatto

O carateca Augusto Flôres Spessatto é natural de Passo Fundo e é apoiado pela UPF desde 2016. Filiado à Japan Karate Association (JKA) e à Confederação Brasileira de Karate-do Tradicional (CBKT), começou a praticar o esporte no ano 2000, mas foi em 2005 que deu início à carreira como competidor. Ao longo de vários anos, representou o projeto de extensão “Atleta do Futuro”, que é vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da UPF.

Confira os títulos mais recentes do atleta:
- Campeão em kata individual e em kata equipe e vice-campeão em kumite individual no Campeonato Sul Sudeste de Karate-do Tradicional 2017.
- Campeão em kata e em kumite no XII Campeonato Estadual de JKA de Karate-do 2017.
- Campeão em kata, em kumite e em embu misto no XX Campeonato Estadual de Karate-Do Tradicional e X Torneio Estadual Dangai 2017.
- Vice-campeão em kata na categoria adulto do Seletivo Juvenil Adulto 2017.
- 3º lugar em kumite equipe pelo Campeonato Brasileiro de Karate-Do JKA 2017.
- 3º lugar em kumite equipe masculino; 3º lugar em kata equipe masculino; 3º lugar em embu misto; 6º lugar em kumite individual; 7º lugar na categoria fukugo; e 8º lugar em kata individual no XXIX Campeonato Brasileiro Adulto e XVIII Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil 2017.
 

Enya de Oliveira Schultz Pires

A judoca Enya de Oliveira Schultz Pires treina na Academia Rodrigo Bilhar Judô, em Passo Fundo. Dentre as conquistas de 2017, a atleta foi reconhecida como Destaque do Interior Sub 15 Feminino pela Federação Gaúcha de Judô (FGJ). Também se sagrou campeã no Meeting Interestadual Interclubes de Judô, e nas Copas Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul e Canoas. Nos Jogos Escolares da Juventude 2017, obteve o 3º lugar individual na categoria pesado (+64 kg). Ainda, foi 3ª colocada no Campeonato Brasileiro de Judô Sub 15.

 

 

 

Daniel Paulo dos Passos da Silva

O atleta Daniel Paulo dos Passos da Silva é judoca da UPF desde 2016, ano em que ficou no topo do Ranking Nacional Sub 21 da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), na categoria de até 55 kg, e sagrou-se campeão sul-americano de judô. Treinado pelo sensei Rodrigo Bilhar, iniciou sua trajetória no ano de 2008, em um projeto social desenvolvido no Bairro Leonardo Ilha, em Passo Fundo, com o instrutor Valdir Almeida. Em 2009, passou a frequentar a Academia Rodrigo Bilhar Judô e, ao longo dos anos, acumulou diversas conquistas.

Conheça as principais conquistas de Daniel em 2017:
- Campeão da Super Copa Porto Alegre na categoria sub 21.
- Campeão da categoria sub 21 (60 kg) no Open Gramado.
- Campeão da categoria sub 21 (-60 kg) na Super Copa Lajeado.
- Campeão sênior e absoluto e vice-campeão sub 21 (-66 kg) no Campeonato do Interior.
- Campeão pela categoria ligeiro sub 21 na Copa Internacional Sogipa 150 anos.
- Campeão sub 21 na Super Copa Tramandaí.
- Campeão sub 21 (-60 kg) na Copa Canoas.
 

Manuela Spessatto

A carateca Manuela Spessatto recebe o apoio da UPF desde 2011. Dentre as suas conquistas em 2017, a atleta liderou o Ranking Nacional JKA Brasil e obteve os títulos de heptacampeã em kata individual, pentacampeã em kata equipe e vice-campeã em kumite (luta) individual e em kumite equipe no XVIII Campeonato Brasileiro de Karate-Do JKA.

Saiba quais foram as outras conquistas de Manuela em 2017:
- Campeã em kata e em kumite no Campeonato Estadual de JKA de Karate-do.
-  Campeã em fukugo, vice-campeã em kata e 3º em kumite no XX Campeonato Estadual de Karate-Do Tradicional e X Torneio Estadual Dangai, Juvenil, Adulto e Master.
- Campeã em kata individual, em kata equipe e em kumite equipe, e 3º lugar em kumite individual no Campeonato Sul Sudeste de Karate-do Tradicional.
- Vice-campeã em kata individual, em kata equipe feminino e em fukugo, além do 3º lugar em kumite equipe feminino e em embu misto no XXIX Campeonato Brasileiro Adulto e XVIII Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil.