Artes marciais

Augusto Flôres Spessatto


O carateca Augusto Flôres Spessatto é natural de Passo Fundo e é apoiado pela UPF desde 2016. Filiado à Japan Karate Association (JKA) e à Confederação Brasileira de Karate-do Tradicional (CBKT), começou a praticar o esporte no ano 2000, mas foi em 2005 que deu início à carreira como competidor. Ao longo de seis anos, representou o projeto de extensão “Atleta do Futuro”, que é vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da UPF.

Em 2016, sagrou-se campeão em kumite equipe adulto na III Copa Internacional Columbus, realizada em Milão, na Itália; vencedor em kata individual e em kumite equipe, e vice-campeão em kata equipe no Campeonato Brasileiro JKA, em Arujá (SP); campeão em kata individual e vice-campeão em kumite individual no Campeonato Estadual JKA, ocorrido em Erechim; campeão em embu misto, em kata individual e em kumite individual, e segundo lugar em fukugo adulto durante o XIX Campeonato Estadual de Karate-Do Tradicional, em Santana do Livramento (RS). No I Torneio de Karate-Do Tradicional da Fronteira, em Santana do Livramento, integrou a equipe do RS de caratê, que venceu a equipe do Uruguai, e foi vencedor de duas lutas.

Nesse ano de 2017, obteve o segundo lugar em kata na categoria adulto, após competir no Seletivo Juvenil Adulto, em Porto Alegre. Ainda, conquistou a 1ª colocação em kata individual e em kata equipe, e a 2ª colocação em kumite individual no Campeonato Sul Sudeste de Karate-do Tradicional; foi vencedor em kata e em kumite no Campeonato Estadual de JKA de Karate-do, e terceiro colocado em kumite equipe pelo Campeonato Brasileiro de Karate-Do JKA.

Enya de Oliveira Schultz Pires


A atleta Enya de Oliveira Schultz Pires também treina na Academia Rodrigo Bilhar Judô. Em 2017, foi campeã na Copa Santa Cruz do Sul e vice-campeã sub 15 da Super Copa Venâncio Aires. No ano anterior, conquistou vários primeiros lugares, como os das Copas Bento Gonçalves, Grêmio Náutico União e Lajeado, além do Campeonato Interior de Bagé e das Super Copas Santa Maria, Venâncio Aires, Canoas e Porto Alegre. No mesmo ano, ainda foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro, realizado em Curitiba (PR).

Já em 2015, além das primeiras colocações em eventos como as Super Copas Passo Fundo, Novo Hamburgo, Lajeado, entre outras, Enya obteve o 2º lugar no Meeting Interestadual Blumenau, e foi premiada como Destaque Regional.

O seu currículo esportivo também é constituído pelo 1º lugar no Campeonato Regional, em 2014, mesma posição conquistada na Copa Canoas de Judô, no ano de 2013, e no Meeting Interestadual Florianópolis, em 2012.

Luis Henrique Endres Mattos


O judoca Luis Henrique Endres Mattos tem 17 anos e realiza seus treinos na Academia Rodrigo Bilhar Judô. Em 2016, conquistou o título de destaque de melhor atleta do interior categoria sub 18. Também se sagrou vencedor do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS), tendo sido, ainda, duas vezes campeão de Copas Estaduais, cinco vezes de Supercopas Estaduais, três vezes campeão estadual do interior e campeão estadual geral. No mesmo ano, foi vice-campeão por equipes e terceiro colocado individual categoria até 90 kg (Sub 18) nos Jogos Escolares da Juventude (Olimpíadas Nacionais Escolares).

Em 2017, o atleta foi campeão sub 21 (-90kg) e terceiro colocado sênior (-90kg) na Super Copa Gramado, e campeão sub 21 da Super Copa Venâncio Aires. Outras vitórias são a de vencedor dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul, em 2015; e a de campeão estadual geral, em 2014 e em 2013.

Daniel Paulo dos Passos da Silva


O atleta Daniel Paulo dos Passos da Silva é judoca da UPF desde janeiro de 2016. Treinado pelo sensei Rodrigo Bilhar, iniciou sua trajetória no ano de 2008, em um projeto social desenvolvido no Bairro Leonardo Ilha, em Passo Fundo, com o instrutor Valdir Almeida. Em 2009, passou a frequentar a Academia Rodrigo Bilhar Judô e, ao longo dos anos, acumulou diversos títulos.

Dentre as conquistas, em 2015, foi campeão brasileiro sub-18 em Campo Grande (MS), campeão brasileiro sênior em Maceió (AL) e campeão da seletiva nacional sub-21. Em 2016, Passos ficou no topo do Ranking Nacional Sub 21 da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), na categoria de até 55 kg, e sagrou-se campeão sul-americano de judô, depois de marcar presença no Campeonato Sul-Americano Sub 21, em Córdoba, Argentina. Além disso, ele obteve vitórias na Super Copa Gramado e na Super Copa Porto Alegre.

Em 2017, Daniel foi novamente campeão da Super Copa Porto Alegre na categoria sub 21, e marcou presença no Campeonato Brasileiro Regional de Judô - Região V – Sul brasileiro e no Campeonato Brasileiro Sub-21.

Manuela Spessatto


A carateca Manuela Spessatto recebe o apoio da UPF desde 2011. Dentre as suas conquistas, em 2015, ela figurou no topo do ranking brasileiro feminino adulto de karatê da Confederação Brasileira de Karate-Do Tradicional. Vitórias internacionais, como a de campeã do Campeonato Mundial Unificado e do XVIII Campeonato Mundial de Karate-do Tradicional, que aconteceram na Eslovênia, no mês de outubro de 2015, e a de campeã no XVIII Campeonato Panamericano Karate Tradicional, em novembro passado, em Montevidéu, Uruguai, fazem parte do seu currículo.  Além disso, a atleta é hexacampeã sul-americana de caratê, título obtido no X Campeonato Sudamericano de Karate JKA, em Santiago, no Chile, em 2016.

Manuela também compete em eventos nacionais, sendo um dos seus resultados as medalhas de ouro do XIX Campeonato Estadual de Karate-Do Tradicional e do I Torneio de Karate-Do Tradicional da Fronteira, realizados em Santana do Livramento, no ano passado. A atleta ganhou medalhas em todas as modalidades disputadas: kata, kumite e embu.

Em 2017, a atleta obteve os títulos de heptacampeã em kata individual, pentacampeã em kata equipe, e vice-campeã em kumite (luta) individual e em kumite equipe no XVIII Campeonato Brasileiro de Karate-Do JKA. Também foi campeã em kata e em kumite no Campeonato Estadual de JKA de Karate-do, e participou de outros eventos.

Ela também é professora da Academia Spessatto Renshukan.