Home

O incentivo ao esporte e à prática esportiva está entre as ações de destaque da Universidade de Passo Fundo (UPF). Do amador ao profissional, a Instituição incentiva o esporte, por meio do apoio a atletas e equipes de diferentes modalidades. Ciclismo, voleibol, caratê, triathlon, atletismo, judô, basquetebol e futebol são as modalidades dos atletas da UPF, vencedores em competições nacionais e internacionais.

Em modalidades individuais e coletivas, os atletas apoiados representam a Instituição e a região. “Nossos atletas trazem muitas alegrias para toda a comunidade e estamos comprometidos com a difusão do esporte em suas diferentes modalidades. Acreditamos que o incentivo aos atletas de Passo Fundo e região  é fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo e reafirma nosso papel de instituição comunitária”, enfatiza o reitor José Carlos Carles de Souza. 

Além dos atletas, a UPF está engajada na promoção do esporte de diferentes formas. Por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários também são mantidos projetos como o Atleta do Futuro e o Polo Regional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer. Para a vice-reitora Bernadete Maria Dalmolin, essas iniciativas permitem reconhecer talentos e mostrar aos jovens em situação de vulnerabilidade novas perspectivas de crescimento pessoal e profissional, bem como conceber ações amplas e direcionadas à comunidade, respeitando as diversidades e produzindo valores, tais como a solidariedade, o respeito, a tolerância, a cooperação, valorizando a identidade cultural, promovendo processos de acessibilidade e inclusão. 

O gerente de Comunicação e Marketing da Fundação Universidade de Passo Fundo, Cristiano Mielczarski, enfatiza que o apoio aos atletas promove uma relação sinérgica. Eles contam com o apoio institucional na área de divulgação das participações em competições regionais, estaduais, nacionais e até internacionais, por meio da Assessoria de Imprensa da Agência de Comunicação e Marketing, que proporciona ampla divulgação a partir de parcerias com veículos de comunicação de todo o estado, além dos meios próprios: UPFTV e rede de rádios. Os atletas apoiados pela Universidade também utilizam a estrutura da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) para aprimorar a preparação física para as competições.