| Foto: Reprodução |
|
| Obra escolhida é de escritor passo-fundense |
O livro de crônicas “Por que os homens não voam?”, de Pablo Moreno, foi eleito o Livro do Mês de março da Capital Nacional da Literatura. Dividido em duas etapas, o livro possui 40 textos. Na primeira parte, intitulada “Sobre cacos de vidro”, o autor, segundo o prefácio do professor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e escritor, Paulo Becker, conta as “porradas” que levou da vida, com seus fracassos e frustrações.
Já na segunda parte, denominada “Cavalos que ventam”, o prefácio aponta que o cronista dá a volta por cima, apontando possibilidades ainda inexploradas de existência, vidas a serem continuadamente inventadas e reinventadas. “Os limites que os pais devem impor aos filhos, a despersonalização das relações inter-humanas, a robotização do ser humano, guerras imperialistas promovidas pelos Estados Unidos, a espoliação das riquezas e do trabalho brasileiros perpetrada pelas multinacionais, a existência pungente dos meninos e meninas de rua, a invenção de novas drogas farmacológicas para aliviar a angústia do ser humano, entre outros temas, compõem esse mosaico da vida contemporânea”, afirma em seu texto, o autor do prefácio do livro.
Pablo Moreno nasceu em 21 de maio de 1969 em Belmonte, Santa Catarina, e atualmente mora em Passo Fundo. Em 2001 recebeu Menção Honrosa, categoria Crônicas, no Concurso Felippe d’Oliveira, de Santa Maria.
O projeto Livro do Mês foi criado com o objetivo de consolidar o título obtido por Passo Fundo no início de 2006, de Capital Nacional da Literatura, através da Lei Federal nº 11.264, mérito concedido em função de a cidade ser sede do maior debate literário da América Latina, a Jornada Nacional de Literatura, realizada há 25 anos (bienal). Debates mensais reunindo estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares também são realizados através do projeto.
Seminário O livro “Por que os homens não voam?”, será debatido, com a presença do autor, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cohab Secchi, no dia 28 de março, a partir das 9h, com alunos das escolas municipais. No mesmo dia, no Campus UPF Sarandi, o seminário sobre a obra acontece às 15h e 19h30min no Auditório da instituição. Já no dia 29 de março o autor Pablo Morenno discute sua obra com estudantes das escolas estaduais de Passo Fundo, às 8h30min, no Auditório do Colégio Notre Dame. O evento é aberto à comunidade.
Língua estrangeira
A obra de Ricardo Güiraldes, “Dom Segundo Sombra”, é o Livro do Mês de março, em língua estrangeira, da Capital Nacional da Literatura. O romancista argentino interpreta os valores morais e estéticos do “gaucho” numa visão nostálgica e idealizadora, criando um modelo humano. Com esse tipo social convertido em símbolo, último representante de uma estirpe, faz reviver uma Argentina já desaparecida. Ricardo Güiraldes nasceu em 1886, em Buenos Aires, e morreu em 1927 na França.
Para debater com os leitores sobre o romance, a professora Ms. Dora Segóvia estará no seminário sobre a obra, dia 28 de março, às 19h30min, no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF, no Campus I. A discussão será livre para a participação da comunidade.
|