A Universidade

Programas em convênio com o MEC

PET GraduaSUS 

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET GraduaSUS foi definido pelo Edital nº 13, de 28 de setembro de 2015. O projeto aprovado em parceria UPF/SMS Passo Fundo apresenta como objetivo geral institucionalizar o processo de reflexão e implementar o processo de reelaboração dos Projetos Político Pedagógico dos cursos de graduação da área da  saúde  contemplados  pelo  projeto  PET GraduaSUS, a fim  de aprofundar as experiências que articulam ensino, serviço e comunidade por  meio  da  inserção  acadêmica  em  cotidianos  de  prática  no  SUS,  na execução e na gestão da política pública, buscando a reformulação dos PPCs voltados aos  princípios  do  SUS,  à  ressignificação  dos  processos de trabalho em saúde, baseados na Política Nacional de Humanização. As atividades são desenvolvidas em cinco grupos tutoriais, cada um com a seguinte composição: tutores (três professores), alunos bolsistas e voluntários (três bolsistas e no mínimo um voluntário) e preceptores (três profissionais da rede municipal de saúde) bolsistas dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia.

Contato Coordenação do Projeto
Talissa Tondo
E-mail: talissat@pmpf.rs.gov.br
Fone: (54) 3316-1000

Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ministério da Educação, trata-se de um convênio firmado entre Capes e UPF, o qual possibilita a oferta de bolsas para estudantes de cursos de licenciatura, no intuito de aprimorar a formação desses alunos e contribuir para a melhoria da qualidade das escolas envolvidas.

Contato
E-mail: pibid@upf.br
Telefone: (54) 3316-8468

Parfor

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um programa emergencial do MEC/Capes que visa fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica.  Poderão as vagas também ser preenchidas por profissionais cadastrados no Educacenso, que atuem nas funções de auxiliar-assistente educacional ou profissional-monitor. Objetiva que esses profissionais possam obter a formação exigida pela LDBEN. A UPF mantém convênio com a Capes e oferece o Curso de Pedagogia-L, na modalidade presencial.

Contato
E-mail: parfor@upf.br
Fone: (54) 3316-8296

Pró-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS foi  aprovado pelo Edital 13/2015 do Ministério da Saúde e acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo. Tem como objetivo para o ano 1 institucionalizar o processo de reflexão sobre os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de graduação da área da  saúde, a fim  de aprofundar as experiências que articulam ensino, serviço e comunidade por  meio  da  inserção  acadêmica  em  cotidianos  de  prática  no  SUS,  na execução e na gestão da política pública, buscando a reformulação dos PPCs. No ano 2 o objetivo é implementar os processos de reelaboração dos PPCs dos cursos  envolvidos,  com base na reflexão desenvolvida no ano 1, com  vistas à ressignificação  dos  processos  de trabalho  em  saúde,  baseados  na  Política  Nacional  de  Humanização. 
As atividades são desenvolvidas em 5 grupos tutoriais com a seguinte composição cada: tutores (3 professores), alunos bolsistas e voluntários (3 bolsistas e no mínimo um voluntário) e preceptores (3 profissionais da rede municipal de saúde). Os cursos contemplados com bolsas são: Enfermagem, Farmácia, Medicina, Odontologia e Psicologia.

Contato
E-mail: prosaude@upf.br
Fone: (54) 3316-5090

Pet-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade e é uma das ações intersetoriais direcionadas para o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde.

Contato
E-mail: petsaude@upf.br
Telefone: (54) 3316-8100 - Ramais 5090 ou 5091