A Universidade

Setor Cultura, Patrimônio e Memória

É atribuição do setor a gestão dos grupos artísticos, a preservação de acervos, a difusão da cultura, do patrimônio e da memória no âmbito da região de abrangência da Universidade de Passo Fundo.

Museus

A missão do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider consiste em democratizar o acesso à arte e à cultura, proporcionando o contato direto com as mesmas por meio de exposições de obras do acervo e de artistas convidados, objetivando oferecer à comunidade local e regional a oportunidade de vivenciar, aprender e apreciar diversas linguagens artísticas para a formação de uma consciência estética e exercício pleno da cidadania. Além disso, serve como espaço de pesquisa e estágio para os acadêmicos do Curso de Artes Visuais, há seis décadas atuando na Universidade de Passo Fundo. Nesse mesmo espaço encontra-se o Museu Histórico Regional, criado em 1977 por decreto da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, com o nome de Museu Histórico-Cultural.  Vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e em parceria com a UPF, o MHR tem por objetivo a guarda e a difusão da memória e do acervo e histórico-cultural do município e da região. O acervo é exposto à comunidade através de temáticas que compõem mostras temporárias e/ou itinerantes, centradas na história local e regional.

Informações: (54) 3316-8586 e museu@upf.br

Grupos Artísticos

A Universidade de Passo Fundo oferece para a comunidade acadêmica e região atividades voltadas à cultura, proporcionando interação entre alunos, fortalecendo a convivência e troca de saberes. Configuram-se em espaços de formação técnica e/ou complementar, oportunizando o envolvimento dos alunos no trabalho coletivo, na convivência com a pluralidade e com as diferentes manifestações culturais e artísticas, assim como na inclusão social.

O Projeto envolve os grupos: Big Band Comunitária, Coro Universitário, Coro de Carazinho, Grupo de Danças, Grupo de Danças Folclóricas, Grupo de Música Brasileira e Jazz, Grupo de Percussão, Musicografia Braille, Núcleo Suzuki, Orquestra de Câmara, Orquestra e Coro Infanto Juvenil.

Projeto Musicografia

A musicografia é considerada hoje um instrumento de inclusão, pois é através dela e somente dela que o deficiente visual tem acesso a um curso de música. O projeto oferece suporte a esses acadêmicos para aprender a ler, escrever, transcrever e interpretar uma partitura musical através do sistema braille. É um espaço que acolhe também pessoas com deficiência visual da comunidade. Busca a profissionalização na área da música e, por consequência, maior igualdade de condições no mercado de trabalho. Nesse sentido, faz-se valer os seus direitos de cidadão, proporcionando uma prática de inclusão social.

Informações: (54) 3316-5024

Projeto Música Brasileira e Jazz – Grupo de Choro

O projeto propõe uma interface entre o saber acadêmico e a cultura musical da comunidade local. Os participantes realizam atividades de desempenho, composição, pesquisa e educação musical que contemplem o panorama cultural da região e sua integração com a diversidade da música contemporânea. Através de apresentações públicas e oficinas da música, propicia um diálogo entre manifestações musicais regionais e aquelas provenientes de outras culturas.

Informações: (54) 3316-8187

Coral Universitário

O Coral Universitário da UPF começou sua trajetória em 1966 por iniciativa do então Instituto de Belas Artes, uma das entidades que, mais tarde, deu origem à UPF. Hoje o grupo é composto por aproximadamente 35 integrantes do meio acadêmico e da comunidade em geral. Nos últimos anos, o grupo passou a integrar o time dos grandes nomes da música coral brasileira. O repertório musical é o mais diversificado possível, trabalhando-se com posturas cênicas diferenciadas.

Informações: (54) 3316-8519

Coral Universitário Carazinho

Instituído em 1998, o Coral UPF – Carazinho, ao longo desses anos, tem atingido seu objetivo primordial, que é o de levar a música coral à comunidade e região, nas mais variadas situações e ambientes. O trabalho desenvolvido por integrantes acadêmicos e da comunidade em geral constitui-se de um repertório de vários estilos e épocas apresentando, assim, um panorama diverso e abrangente da música coral, o que marca as apresentações e a presença da UPF com reconhecido destaque na comunidade artístico-cultural de Carazinho.

Informações: (54) 3316-8371

Grupo Étnico de Danças Folclóricas

Iniciado como um projeto da Faculdade de Educação Física em 1997, em sua trajetória participou dos mais diversos eventos culturais representando a Universidade de Passo Fundo e apresentando sua pesquisa folclórica através da dança de seus alunos.  Procurando conhecer e divulgar a cultura dos diferentes povos que formaram nosso país e a tradição que essa influência trouxe, são apresentadas danças envolvendo culturas, raças e geografias diversas. Atualmente o grupo objetiva a pesquisa e divulgação da cultura brasileira, assim como etnias que formaram a riqueza e diversidade de nosso folclore.

Informações: (54) 3316-8371

Grupo de Danças UPF

Formado por estudantes universitários, o grupo realiza, desde 1992, um trabalho diversificado de dança. Nas coreografias, vários estilos são trabalhados, como o Ballet Clássico, Contemporâneo, Jazz Dance, Street Dance, Folclore Estilizado e Dança de Salão. O Grupo de Danças tem como principais objetivos a divulgação e popularização da arte da dança, bem como a divulgação da UPF, levando cultura à população através de cada expressão, forma e movimento. 

Informações: (54) 3316-8519

Big Band UPF

A Big Band UPF foi criada em 2013 com a finalidade de expandir o segmento artístico-cultural e musical da UPF, fortalecendo a participação de instrumentos de sopro.  O grupo possui um repertório bastante variado, que vai do jazz ao samba, sempre com músicas conhecidas, enfatizado a importância da formação musical para fomentar os gêneros e estilos da música popular.  Hoje a Big Band conta com 24 músicos entre acadêmicos do curso de Música e musicistas profissionais da região, integração que proporciona a troca de experiências e estreita as relações entre a Universidade e a comunidade.

Informações: (54) 3316-8371

Grupo de Percussão UPF

Este projeto visa o desenvolvimento de práticas pedagógicas com o objetivo de formação na área humana, social, cultural e cientifica tendo a música/ percussão como permeadora. As realizações de tais práticas visam não somente democratizar o conhecimento acadêmico ou estreitar o relacionamento da universidade com a comunidade, mas colher informações que possam renovar constantemente os currículos e ações atualizando-os a realidade regional e nacional. Estas ações têm como objetivo o desenvolvimento integral do ser humano a todos os sujeitos participantes deste processo. O Grupo de Percussão atualmente é formado por acadêmicos do curso de Música da UPF.

Informações: (54) 3313-8183

Orquestra de Câmara UPF

Grupo alicerçado na formação de orquestra de concertos, com músicos, cantores e solistas, desenvolvendo um trabalho artístico musical performático de grande enlevo musical, apresentando um contato com os mais diferentes estilos musicais do clássico ao popular, buscando uma maior aproximação dos espectadores com uma arte que pensa, cria, relaxa, transforma sujeitos e histórias.

Informações: (54) 3313-8183

Núcleo de Violinos Suzuki

A UPF, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, mantém, desde 1998, um núcleo de professores e alunos que através de um método especial, vem formando além de músicos, cidadãos. Crianças com idade a partir de cinco anos e adolescentes participam do Núcleo Suzuki da UPF. O projeto fundamenta-se no aprendizado da língua materna e, por meio de seu método, busca desenvolver a formação global das crianças e adolescentes. Suzuki acreditava que pessoas com sensibilidade musical desenvolvida teriam condições de buscarem sempre o belo e o verdadeiro e de encontrarem a paz.

Informações : (54) 3316-8506

Projeto Coro e Orquestra Infanto Juvenil UPF

O projeto nasceu a partir de diversas demandas da sociedade, no sentido de viabilizar a prática musical para crianças e adolescentes de comunidades em vulnerabilidade.

Considerando que a música tem importância na formação intelectual e cultural de cada indivíduo, e que ela traz benefícios em toda a sua formação pessoal, a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, juntamente com o Curso de Música da Faculdade de Artes e Comunicação, abriu edital para crianças e adolescentes de escolas públicas, oportunizando o ensino aprendizagem da música através do canto e do instrumento.

Informações: (54) 3316-8371 e 3316-8506