Notícias UPF

Projeto “Química UPF nas escolas” realiza gincana de integração e passeio pelo caminho das águas

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

O projeto de extensão do curso de Química Licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF), “Química UPF nas escolas”, faz parte do Programa de Integração da Universidade com Educação Básica (PIUEB) e atende em turno inverso os estudantes das escolas de ensino médio, visando despertar neles o interesse pela ciência e a construção dos saberes científicos. O grupo realizou duas ações especiais em dezembro, com um passeio pelo “Caminho das Águas” e uma gincana de integração.

Neste ano, o trabalho foi desenvolvido por meio de situações problema destacando “a química do Rio Passo Fundo”, momento em que os bolsistas Paidex, juntamente com os professores formadores do curso de Química, prepararam os encontros dando ênfase para os aspectos geográficos do rio, os principais problemas relacionados à poluição e contaminação de suas águas e estudo de alternativas para o tratamento da água. 

Participaram dos encontros os estudantes das escolas estaduais de Ensino Médio Cardeal Arco Verde e Fagundes dos Reis juntamente com seus professores.  Para finalizar o projeto foram realizadas duas importantes atividades: a Gincana de Integração e o passeio pelo “Caminho das Águas”. Na Gincana de Integração, realizada no dia 4 de dezembro, as tarefas abordaram a situação problema trabalhada, tendo um bom envolvimento dos participantes. Já o passeio pelo “Caminho das Águas”, ocorrido no dia 11, teve como orientador Claudir Luiz Alves, auxiliar de tratamento de Água e Esgoto na Corsan, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Passo Fundo e educador ambiental da empresa. Na oportunidade, a equipe visitou a nascente do Rio Passo Fundo, a barragem da Fazenda, barragem de captação da Corsan e Estação de Tratamento de Águas da Corsan. Em suas explanações, Claudir ressaltou que Passo Fundo se destaca como o berço das águas, devido às nascentes dos Rios Passo Fundo e Jacuí, importantes mananciais de nosso estado, sendo para isso essencial a sua preservação para a garantia de abastecimento de água no futuro. 

O professor Lairton Tres, coordenador do projeto “Química UPF nas escolas”, destacou a importância das atividades realizadas no projeto com a inclusão de debates de temas que fazem parte da realidade dos estudantes. “Neste ano o trabalho realizado com o Rio Passo Fundo foi fundamental não somente para aprofundar os saberes científicos, mas principalmente, por ser importante reflexão a respeito das ações desenvolvidas no meio em que estamos inseridos e os impactos causados à natureza. Cabe a cada um procurar a fazer a sua parte e aliar o conhecimento científico às ações efetivas que permitam preservar os bens naturais enquanto ainda os temos”, disse.

O professor destacou também a parceria com as escolas, estudantes e professores, assim como os bolsistas Paidex da Química UPF, professores formadores envolvidos, à Corsan, à Coleurb e à Divisão de Extensão da UPF.