Notícias UPF

Inscrições abertas para a 2ª edição do Projeto Go Code [Blocks]

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

Curso busca capacitar jovens do Ensino Médio da rede pública de Passo Fundo em lógica de programação e habilidades profissionais de mercado

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Projeto Go Code [Blocks]. O curso gratuito busca capacitar jovens de Ensino Médio da rede pública de ensino de Passo Fundo em lógica de programação e habilidades profissionais de mercado. Por meio de uma interface gráfica baseada em blocos, os jovens criam aplicativos Android e são inspirados a utilizar a tecnologia em suas carreiras.

O curso é uma versão reduzida, com dois meses de duração, inspirado na metodologia do Go Code, realizado em Porto Alegre há três anos pela Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho. O objetivo do projeto é estimular o pensamento computacional, para que os jovens enxerguem o conhecimento da tecnologia digital como ferramenta básica para todas as profissões. Em Passo Fundo, o curso é promovido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), com o apoio da Coleurb, da Atua Sistemas de Informação, da Ren9ve Softwares e da Splora. 

Ao todo, serão 20 jovens selecionados para participar do projeto, com dois meses de curso. Além das aulas, que acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 13h45min às 17h45min, os “Coders” também receberão benefícios como vale-transporte, alimentação e acesso aos laboratórios da UPF. Ao final, os alunos receberão um certificado de curso de extensão da UPF.

De acordo com o coordenador do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UPF, professor Eder Pazinatto, a primeira edição do Projeto, que aconteceu no ano passado, teve mais de 60 inscritos. “Foram dois meses de projeto e a satisfação foi que ao final do trabalho de conclusão, os 20 selecionados conseguiram desenvolver um aplicativo que tinha como proposta uma solução de melhoria para a comunidade”, comentou. Na segunda edição, o desafio é o mesmo. Para isso, os alunos passam por aulas de programação, de habilidade profissional de mercado e são incentivados a exercitar a criatividade com empresários e professores voluntários. “A programação desenvolve raciocínio lógico, o que é importante independente da área em que eles forem trabalhar”, ressaltou o coordenador. 

Inscrições e seleção
Podem se inscrever estudantes do Ensino Médio das redes municipal, estadual e federal de Passo Fundo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 18 de agosto pelo site http://www.fmss.org.br/gocode/turma/block-go-code-passo-fundo/

A seleção acontece em duas etapas. A primeira é uma prova de lógica on-line realizada no momento da inscrição. Os alunos que acertarem um mínimo de sete questões são classificados para a etapa seguinte, que será uma entrevista presencial. As entrevistas acontecem entre os dias 23 e 25 de agosto, na UPF. Após a entrevista, serão selecionados os vinte participantes. 

As aulas do Projeto acontecem a partir do dia 4 de setembro e seguem até 30 de outubro, totalizando 60 horas.