Destaques

Núcleo de Ensino, Extensão e Pesquisa

Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI)

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), articulado aos interesses da Universidade de Passo Fundo e da comunidade regional, prospecta, propõe, planeja, implementa e avalia projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação tecnológica relacionados à área de Tecnologia da Informação (TI). O objetivo principal do NTI é oportunizar aos acadêmicos um ambiente diferenciado, integrando o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e o empreendedorismo por meio da articulação de projetos de sistemas em parceria com empresas da região.

Fábrica Experimental de Teste de Software

O planejamento e a execução de processos de teste de software por acadêmicos de cursos da área de TI visam trazer conhecimento a nossos estudantes. O ambiente tecnológico adequado conduz a um excelente campo para o desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão relacionadas à área de testes de software. Nesse contexto, a Fábrica de Testes fornece serviços de teste de software às empresas incubadas no UPF Parque, empresas associadas ao PoloSul.org, bem como à comunidade de desenvolvimento de software em geral. Um dos objetivos da Fábrica de Testes é ser um agente que oportunize a melhoria da qualidade do software produzido na região de Passo Fundo, com apoio de docentes e discentes dos cursos de graduação da área de TI e do Mestrado em Computação Aplicada.

Fábrica Experimental de Desenvolvimento Multiplataforma

 Fábrica de Desenvolvimento Multiplataforma visa oportunizar aos acadêmicos dos cursos de TI da UPF o contato com novas tecnologias para o desenvolvimento de sistemas, como aplicativos mobile, aplicações desktop e web e softwares embarcados. Esse ambiente diferenciado possibilita o crescimento acadêmico do nosso estudante, uma vez que está envolvido com diferentes plataformas de desenvolvimento de software, bem como interage  com vários segmentos da indústria da área. A Fábrica proporciona condições favoráveis para promover aproximação entre a academia e a indústria, permitindo a utilização de laboratórios qualificados e equipamentos especializados. 

Núcleo de Visualização e Modelagem Computacional (NVMC)

O Núcleo de Visualização e Modelagem Computacional tem como objetivo propiciar um ambiente tecnológico diferenciado para que empresas incubadas do UPF Parque, alunos e professores da UPF, e egressos dos mestrados profissionais da Instituição desenvolvam e testem soluções inovadoras de engenharia digital. Esse núcleo oferece suporte ao uso de recursos de computação gráfica, visão computacional, modelagem geométrica, métodos numéricos e engenharia de software ao longo do processo criativo de novas tecnologias/processos/produtos de automação nas áreas de atuação do UPF Parque, em especial metal-mecânica, agricultura de precisão e tecnologia da informação.

Núcleo de Assessoria Estatística (NAE)

O Núcleo de Assessoria Estatística (NAE) é formado pelos professores da área de Estatística do Iceg e tem como finalidade prestar assessoria estatística para o planejamento de pesquisa e análise de dados, em projetos dos acadêmicos de graduação e pós-graduação de todas as Unidades da UPF. Serve também como suporte didático às atividades de ensino dos cursos de graduação e proporciona ações para a capacitação dos professores da área.

Núcleo de Educação Química (NEQ)

O Núcleo de Educação Química visa criar espaços para estudos, discussões, pesquisa e articulação de alunos e professores acerca do ensinar e do aprender em Química na UPF e nas escolas de ensino fundamental e médio da região. O Neq oferece aos envolvidos a oportunidade de ressignificar a sua prática pedagógica, construir materiais didático-instrucionais e ambientes de aprendizagens significativos, estabelecendo um processo coletivo de constante ação-reflexão-ação.

Núcleo de Ensino de Física (NEF)

O Núcleo de Física tem como objetivo proporcionar um espaço para estudos, discussões e reflexões coletivas sobre o fazer pedagógico no processo de ensinar Física. O NEF oferece aos professores envolvidos a oportunidade de refletir sobre suas práticas pedagógicas, tendo como base as investigações atuais presentes na literatura especializada da área e oportuniza um ambiente diferenciado no qual o estudante pode participar de discussões e ações no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.