Notícias UPF

Acadêmicos de Química da UPF visitam a Universidade Federal de Santa Maria

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Acadêmicos dos cursos de Química Bacharelado e Licenciatura da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram, na segunda-feira, dia 27 de novembro, uma visita técnica à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os acadêmicos visitaram o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM e os departamentos de Química e de Bioquímica Toxicológica. Os professores da UPF Janaína Fischer e Sthefen Fernando Andrade da Ronch acompanharam os acadêmicos na visita.

No departamento de Química, os acadêmicos visitaram os Laboratórios de Química Inorgânica e de Síntese Inorgânica e o Laboratório de Materiais Inorgânicos, além dos laboratórios de Espectrofotometria no Infravermelho, Difratometria de Raios X e Espectroscopia Raman, espaços que se destacam pelas pesquisas sobre o desenvolvimento de moléculas com atividade biológica no que tange ao tratamento  de neoplasias. 

Já no Laboratório de Resíduos de Pesticidas (LARP), os estudantes entraram em contato com modernos equipamentos utilizados na realização de ensaios para monitorar as concentrações de pesticidas em diversas matrizes, como exemplo em frutas e na água. Também visitaram o Laboratório de Bioquímica Toxicológica, onde tiveram contato com pesquisas realizadas sobre o trauma e o potencial de fármacos para o tratamento dessas patologias. A visita ao Laboratório foi acompanhada pelos egressos dos cursos de Química da UPF Carolina Hahn da Silveira e Thiago Vargas Acunha, respectivamente mestranda e doutorando no Departamento de Química Inorgânica. O também egresso da UPF Nelson Bandeira, doutorando do Programa de Pós-Graduação da UFSM, acompanhou a visita ao LARP. 

De acordo com a professora Ana Paula Harter Vaniel, coordenadora do curso de Química Bacharelado, a visita faz parte das atividades desenvolvidas para que os acadêmicos conheçam melhor o campo de atuação dos químicos. Assim, os cursos de Química Bacharelado e Licenciatura da UPF têm realizado intensas atividades de visitas técnicas, tanto em indústrias e empresas quanto em universidades que oferecem programas de pós graduação na área. “Essas ações têm permitido aos acadêmicos conhecer variadas possibilidades de atuação, o que, além de ampliar, potencializa a inserção do futuro profissional no mercado de trabalho”, pontuou.