Novo currículo

Atento às demandas de uma área em constante evolução e buscando conectar o acadêmico ao mercado de trabalho, o curso de Ciência da Computação UPF reformulou sua matriz curricular no ano de 2017.  Neste cenário, o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) busca atender, conjuntamente, aos documentos da área de Ciência da Computação em nível nacional, às demandas de mercado da região e às normas institucionais vigentes. 

Disciplinas 
O novo PPC conta com uma matriz composta por 3.240h de disciplinas, que, somadas às 150h de atividades complementares, totalizam as 3.390h necessárias à integralização curricular. As disciplinas obrigatórias passam a contar com a abordagem de conteúdos exigidos atualmente no Enade e no Poscomp. 

No rol de disciplinas houve a inclusão de uma eletiva institucional, que possibilita aos acadêmicos a matrícula em disciplina de oferta regular em outros cursos de graduação da Instituição, atendendo aos critérios estabelecidos, fomentando o diálogo com o conhecimento e pessoas de outras áreas.

O domínio da língua inglesa e da produção de textos científicos passa a ser abordado de modo amplo, sendo obrigatório em 18 disciplinas. Também, a inovação e o empreendedorismo são estimulados pela nova disciplina de Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação e pela valorização da criação de spin-offs ou startups, trabalhadas como atividades complementares. Por sua vez, a disciplina de Tópicos em Ciência da Computação garante a abordagem de novas tecnologias ou processos.

 Além disso, conteúdos contemporâneos foram adicionados à matriz curricular por meio de 11 novas disciplinas: Desenvolvimento de Games, Desenvolvimento Web e Mobile, Processamento Digital de Imagens, Interação Humano-Computador, Laboratório de Engenharia de Software, Tecnologias para a Gestão de Dados, Gerência de Projetos, Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia da Informação, Sistemas Operacionais I e II e Data Science. 

Destaca-se, ainda,  a oferta regular da disciplina de Tópicos do PPGCA, que formaliza a integração do PPC com o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) e aproxima os alunos da graduação aos conteúdos e metodologias do programa, incentivando-os a seguir na área da pós-graduação.

A valorização dos trabalhos de conclusão de curso é ampliada com a criação do Seminário de Trabalhos de Conclusão de Curso, onde, além da oportunidade de realizar a apresentações de trabalhos, os acadêmicos terão contato com profissionais locais do UPFParque e do PoloSul.org, que serão convidados a participar, melhorando a interação com o mercado e expandindo os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por professores e alunos do curso.

Além da mudança do formato dos trabalhos de conclusão, a aproximação com o mercado local foi fortalecida com a inclusão da disciplina de Laboratório de Engenharia de Software, na qual os alunos irão trabalhar de forma similar ao desenvolvimento de software numa fábrica de software. Essa disciplina oportunizará que os alunos exerçam funções do dia a dia de seu futuro trabalho, porém com o suporte de professores e do curso para amenizar possíveis dificuldades.