Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Olimpíada de robótica educativa livre

Área: Trabalho, Tecnologia e Produção

Unidades Relacionadas: Instituto de Ciências Exatas e Geociências - Iceg

Cursos Envolvidos: Ciência da Computação, Física

Coordenador: Marco Antonio Sandini Trentin

Esse projeto tem por objetivo fazer com que as escolas da rede pública de Passo Fundo e região comecem a desenvolver atividades relacionadas à robótica. Ao final de determinados períodos, são realizados concursos (olimpíadas) entre equipes de diversas escolas. Assim, esse projeto auxilia a criar alternativas de utilização das tecnologias presentes nas escolas, em especial nos laboratórios de informática. Também auxilia na criação e disponibilização de alternativas para visualizar e compreender fenômenos físicos e conceitos matemáticos.

Robótica é a ciência que envolve a montagem e a programação de robôs, os quais são caracterizados como dispositivos autônomos reprogramáveis, controlados por um programa de computador.

A robótica já é algo presente em algumas escolas, em especial as particulares, em parte devido à facilidade na aquisição de kits. Por outro lado, essa prática ainda não se disseminou em grande parte das escolas, em especial nas da rede pública, mormente devido ao custo elevado dos kits de robótica educativa disponíveis no mercado.

A importância do projeto se justifica em razão de que é sabido que projetos dessa natureza despertam o interesse nos alunos e propiciam a estes vários benefícios: aprendizagem de conceitos matemáticos e de ciências com maior profundidade, aprendizagem por meio da descoberta e do erro, aprendizagem por meio da diversão, interdisciplinaridade, aquisição de  responsabilidade, desenvolvimento da habilidade de trabalhar em equipe e comunicação, socialização,  habilidade de ser minucioso e detalhista, competência com números e medidas, desenvolvimento do pensamento lógico e da abstração, estímulo da imaginação, criatividade e  independência.

Este projeto está vinculado ao Centro Regional de Educação (CRE).

Contato: trentin@upf.br