Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Projeto Programa de acolhimento interinstitucional às famílias - Paifam

Área: Direitos Humanos e Justiça

Unidades Relacionadas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH

Cursos Envolvidos: Psicologia, Direito

Coordenador: Maristela Piva

O Programa de acolhimento interinstitucional às famílias (Paifam) propõe a implementação de uma metodologia interinstitucional de intervenção para o diálogo, fundamentada na promoção de uma cultura da paz (Unesco) que sugere a criação de ações que contribuam para a qualidade das relações humanas, quer na relação com o planeta, quer pelas divergências no trabalho das interações com a comunidade e, principalmente, com a família.

A experiência familiar é marcada pela diversidade e pelo exercício da tolerância, mas paradoxalmente, pode se revelar como geradora de conflitos e como um lugar de sofrimento. Dessa forma, o Paifam parte de uma compreensão que visa acompanhar as famílias em crise, intervindo na relação através da proposta de constituir o diálogo como um "novo lugar", o lugar para a palavra e promoção da saúde. Por meio de um método que chamamos de "intervenção para o diálogo", trabalha-se pela  reconstituição da relação e pela reconstrução do processo de paz na família.

As ações desenvolvidas têm se revelado um instrumento para favorecer a mediação familiar no contexto dos conflitos relacionados a separação conjugal, guarda dos filhos, revisão de alimentos e tantas outras questões que envolvem a dissolução do núcleo e as consequências desse processo perante cada integrante. O rompimento da sociedade conjugal implica problemáticas oriundas da ausência do diálogo, se mostrando necessária a criação de mecanismos interventores, como a medição, para a solução do litígio.

Para tanto, o Paifam conta com o apoio de integrantes dos cursos de Psicologia e de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), incluindo docentes e discentes. As ações têm caráter preventivo, direcionadas à população local, e reafirma o papel da UPF enquanto instituição comunitária, assegurando sua função social.

Este projeto é vinculado ao Núcleo Direitos Humanos e Justiça.

Contato: maristela@upf.br