Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Projeto Aluno apoiador

Área: Educação

Unidades Relacionadas: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH

Cursos Envolvidos: Psicologia

Coordenador: Ivan Penteado Dourado

O projeto Aluno apoiador propõe a atuação de alunos no apoio a estudantes com dificuldades de aprendizagem e/ou com deficiências. O aluno apoiador participa, assim, do Programa de Aulas de Apoio, realizando atividades de apoio para pequenos grupos, auxiliando o aluno em suas dúvidas, fazendo exercícios com os alunos e propondo grupos de estudo, estimulando a ajuda entre os colegas.

Além disso, o aluno apoiador pode oferecer acessibilidade pedagógica e de locomoção aos estudantes com deficiência (física, auditiva ou visual) dos cursos de graduação da UPF. Os alunos apoiadores que assumem atividades junto aos estudantes com deficiência respeitam as peculiaridades e necessidades educacionais de cada área de deficiência ou alteração decorrente de sequelas físico-motoras, auditivas, visuais e de transtornos funcionais específicos (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH).

Para cada área de atividade ou deficiência, o aluno apoiador assume funções compatíveis com as peculiaridades e necessidades dos estudantes sob sua responsabilidade, podendo essas funções ser ajustadas e reavaliadas periodicamente, a partir da solicitação do estudante ou do próprio apoiador, ou ainda por interesse do Setor de Atenção ao Estudante (SAES).

Contato: ivandourado@upf.br