Núcleo de Estudos de Memória e Cultura - Nemec

Os estudos sobre Memória e Cultura (em suas variadas expressões materiais e imateriais) articulam várias abordagens, problemáticas e propostas de pesquisa desenvolvidas na área das Ciências Humanas. Coadunando perspectivas teórico-metodológicas com análises empíricas, suas repercussões incidem no perceber e no compreender como as relações sociais e históricas se articulam, dinamizam, desenvolvem e se cristalizam na perspectiva de seus agentes e da sociedade ampla que integram. O NEMEC mantém os seguintes laboratórios – que constituem suporte para a linha de pesquisa Cultura e Patrimônio, do PPGH:

Laboratório de Memória Oral e Imagem (LAMOI): tem como finalidade a organização de uma base de dados de memória oral, visual, audiovisual e escrita da região norte do Rio Grande do Sul, região de abrangência da UPF. O enfoque central é o patrimônio cultural da região, a partir de sua diversidade intrarregional - étnica, social, cultural, educacional, ocupacional, dentre outras, tendo como principal enfoque a patrimonialização dos seus elementos culturais acessíveis através de diferentes suportes e agentes de memória. 

Laboratório de Estudos das Crenças (LEC): os estudos sobre as crenças têm ganhado espaço e relevância acadêmica e social nas últimas décadas, muito articulados à valorização das diferenças e ao respeito a diversidade do crer como elementos de cidadania.

Laboratório de Estudos, Produção e Divulgação Patrimonial (LEPDP): O laboratório tem por objetivo elaborar ações pró-patrimônio em Passo Fundo e na perspectiva do regional em seus múltiplos desdobramentos. O Laboratório desenvolve ações concernentes a programas televisivos e radiofônicas, videoaulas, documentários, coletâneas, recursos didáticos, página WEB, acervo digital. Com uma formação multidisciplinar, congregando arqueólogos, historiadores, antropólogos, jornalistas, engenheiros ambientais, juristas, arquitetos e profissionais de áreas afins, busca a formação docente e a educação patrimonial.
 

Contato: (54) 3316-8339