Extensão

Projetos dos programas

Nome do Programa

Programa Conexões tecnológicas: capacitações, reflexões e segurança em Tecnologia da Informação

Área: Trabalho, Tecnologia e Produção

Unidades Relacionadas: Instituto de Ciências Exatas e Geociências - Iceg

Cursos Envolvidos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Filosofia, Artes Visuais, Filosofia

Coordenador: Marcos José Brusso

A tecnologia da informação têm sido um fator de grande impacto na sociedade, seja pela inserção de jovens no mundo do trabalho, seja pela sua utilização nas mais variadas aplicações. O constante crescimento desta área e os reflexos dos seus usos e sentidos na vida humana resulta na necessidade de indivíduos capacitados de forma ampla para desenvolver e empregar estes aparatos inovativos. Profissionais estes que não apenas devem demonstrar domínio sobre a tecnologia, mas que também compreendam e avaliem criticamente seus impactos sobre a privacidade das pessoas e segurança de seus dados, entre outros aspectos pertinentes.

Nesse sentido, o presente programa se constitui num conjunto de projetos que visam apoiar e potencializar a área de TI no contexto regional, através de ações de pesquisa, ensino e extensão, alinhando os discentes e docentes dos cursos envolvidos, sobretudo os cursos de graduação na área de Informática, o mundo do trabalho local e a comunidade regional. Estes projetos são: "Go Code Blocks: Aproximando Alunos do Ensino Médio e o Mundo do Trabalho em TI", parceira da instituição com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho busca, através de um curso de capacitação, visa despertar o interesse dos jovens do ensino médio da rede pública de ensino de Passo Fundo, pela carreira profissional na área de TI e um contato inicial com o mundo do trabalho na área; "CapTI - Projeto de Capacitação Profissional em Tecnologia da Informação" tem por objetivo, através da parceria com as empresas conveniadas ao PoloSul.org e APLTEC, possibilitar momentos de formação profissional tecnológica aos acadêmicos dos cursos da área de TI da universidade e as profissionais da área. Além disso, o projeto organizará uma Feira de Oportunidades em TI buscando encurtar a distância entre os acadêmicos da instituição e o mundo de trabalho; e, "Zion: segurança, privacidade e pluralidade na era digital" objetiva promover ações formativas à comunidade regional envolvendo quanto a segurança da informação e privacidade no uso de aparatos tecnológicos de comunicação. 

À partir da estruturação e implementação deste programa e seus respectivos projetos, além do esperado envolvimento dos alunos dos cursos de TI e áreas afins, almeja-se a configuração de um ambiente interdisciplinar propício à uma formação diferenciada dos alunos da instituição. Além disso, a partir das ações propostas, pretende-se que o programa potencialize o setor de TI da região, subsidiando maiores possibilidades de atuação para os acadêmicos e modificando assim a realidade social dos sujeitos envolvidos.

Conforme descrito acima, integram o programa os seguintes projetos de extensão: 

Contato: brusso@upf.br