Especialização em Psicoterapias Cognitivas-Comportamentais Especialização em Psicoterapias Cognitivas-Comportamentais

O curso de especialização em Psicoterapias Cognitivas-Comportamentais abrange uma área que tem crescido e se mostrado efetiva nas intervenções em saúde mental. Em seu quadro docente, o curso conta com professores mestres e doutores da UPF e de outras instituições com grande experiência clínica e na área. Com duração de dois anos, é composto por 31 módulos - que vão desde os princípios básicos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), neurociências, até o tratamento específico para cada transtorno, como por exemplo ansiedade, depressão, bipolaridade, transtornos de personalidade, entre outros. Além disso, os trabalhos abordam a TCC para crianças, casais e famílias.

Outro diferencial é o oferecimento de módulos especiais como: terapia dos esquemas, comportamental dialética, aceitação e compromisso, TCC para disfunções sexuais e sexualidade, além de grupoterapia. Serão quatro módulos de teorias e práticas, com a possível utilização da sala do espelho e trabalho de conclusão de curso supervisionado por pessoas com experiência na área.

Objetivos

Qualificar profissionais psicólogos e/ou psiquiatras para atuação clínica por meio da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Promover a aprendizagem dos fundamentos teóricos da terapia cognitivo-comportamental; oportunizar conhecimentos e vivências de técnicas e intervenções da TCC nos transtornos mentais mais comumente vistos na prática com saúde mental; conhecer as aplicações da TCC em transtornos do humor, de ansiedade, estresse pós-traumático, de personalidade, alimentares, TDAH, dependência química, transtornos psicóticos, atendimento de casal e família, terapia de grupo, entre outros.

Público-alvo

Psicólogos e psiquiatras.

Coordenação

Me. Talzamara Duarte
Me. Carolina Viecili Azambuja