Especialização em Psicologia Clínica - Enfoque Psicanalítico - 4ª ed. Especialização em Psicologia Clínica - Enfoque Psicanalítico - 4ª ed.

O curso na UPF

O curso de especialização em Psicologia Clínica – Enfoque Psicanalítico é direcionado ao estudo, à pesquisa, à qualificação e à instrumentalização profissional e científica no âmbito da Psicologia Clínica. Oportuniza o desenvolvimento científico e o aprofundamento da formação obtida ao nível de graduação, capacitando e aperfeiçoando a formação dos profissionais no desenvolvimento de suas ações enquanto psicólogos clínicos. Incentiva o estudo, a especialização teórica e a pesquisa na prática profissional, instrumentalizando o planejamento e a execução das atividades da clínica psicoterápica. Ainda, o curso visa qualificar e instrumentalizar o psicólogo clínico em suas habilidades e competências, a partir de disciplinas que atendam às exigências e às carências de seu exercício profissional.

Assim, o psicólogo clínico, em consonância com as necessidades dos sujeitos que buscam seus serviços, poderá efetivar suas ações atendendo às necessidades de saúde psíquica das pessoas, com respaldo de um saber teórico/técnico especializado, tendo o referencial psicanalítico em seus diferentes vértices: fundamentos, metapsicologia, clínica e cultura.

Objetivos

O curso propõe a criação de um espaço de estudo, de trocas, de reflexão e produção do pensamento, a fim de compreender os fenômenos de produção da subjetividade. A transmissão da psicanálise se dará a partir do texto freudiano e de textos de psicanalistas pós-freudianos, visando à capacitação dos psicólogos com relação ao exercício da prática clínica, por meio da teoria e da técnica psicanalítica. 

Além disso, propõe a ampliação da perspectiva da clínica, contemplando a diversidade teórica e de espaços de intervenção, renovando a prática em psicanálise diante das transformações e das demandas da atualidade. 

Público-alvo

Psicólogos

Coordenação

Me. Flávia Nedeff Langaro e Me. Suraia Estacia Ambrós