O Instituto

Apresentação

O Instituto de Ciências Biológicas foi criado em 1970. Por oito anos consecutivos (2008-2015), o ICB, juntamente com a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e a Faculdade de Engenharia e Arquitetura, trouxe para a UPF o Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante da Editora Abril na categoria “As Melhores por Área de Conhecimento”, em Meio Ambiente e Ciências Agrárias.

A Unidade Acadêmica iniciou as atividades com o curso de Ciências - Licenciatura curta e, com o passar do tempo, à medida em que surgiam novas demandas, houve a implantação dos cursos próprios da unidade. Atualmente atende e presta assistência em disciplinas que englobam a área da morfologia, patologia, biologia e ciências fisiológicas, reunindo acadêmicos dos cursos da área da saúde, além dos cursos vinculados à unidade.

O ICB disponibiliza aos acadêmicos e à comunidade o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), o Zoológico e o Serpentário. Tudo isso para cumprir a missão de gerar e socializar conhecimentos nas áreas biológicas e da saúde, sem esquecer da permanente qualificação do ensino e das distintas formas de difusão dos saberes nele produzidos.

A estrutura física conta com quatro prédios que abrigam salas de aula e laboratórios nas distintas áreas abrangidas pelos cursos e que somam cerca de 10 mil metros quadrados de área construída. Além disso, os cursos ocupam diferentes espaços para as atividades acadêmicas, como no Campus II, no Centro de Passo Fundo, e no Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I.