Notícias UPF

Fórum de Reorientação da Formação Profissional em Saúde acontece na próxima semana

  • Por: Assessoria de Imprensa

Programação inicia no dia 16 de maio. As atividades acontecem no auditório da Feac, Campus I

A Universidade de Passo Fundo, a Prefeitura de Passo Fundo, o Programa Pró-Saúde e o Ministério da Saúde promovem o VII Fórum de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. As atividades acontecem no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Campus I da UPF. 

O Fórum pretende promover a formação continuada de profissionais que atuam direta e indiretamente com os usuários do Sistema Único de Assistência Social, oportunizando a reflexão sobre os direitos de tais cidadãos, bem como a compreensão do fluxo de atendimento, acompanhamento e articulação da rede pública na prevenção e intervenção às situações que demandam do serviço da Assistência Social do Município.

Programação
O evento vai abordar temas como Planejamento do currículo integrado e Integração ensino-serviço-comunidade. Além disse, promoverá uma reflexão sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 16, as atividades iniciam às 14h. Às 18h, ocorre o lançamento do livro “Práticas integrativas na rede de atenção psicossocial: humanização e arteterapia”. 

Na terça-feira, dia 17, a programação tem início às 8h, com a presença da vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari; da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin; do secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho; da coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Leonilde Damuler; e da professora da UPF, Cristiane Barelli. À tarde, ocorrem as apresentações de trabalhos e um debate sobre a temática “Planejamento conjunto das atividades de integração ensino-serviço-comunidade – a experiência da PUC-RS e SMS Porto Alegre”, com a professora Valéria Corbelini, da PUCC/RS, e Marisa M. Altamirano, da Secretaria Municipal de Saúde Porto Alegre. A programação segue até as 19h30min.

A temática do dia 18 será o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades iniciam às 8h30min, com a acolhida e a abertura dos trabalhos. A primeira explanação será feita pela secretária adjunta da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e coordenadora da Proteção Social Especial, Elenir Chapuis. Às 9h30min, o tema será “O usuário do SUAS e a realidade contemporânea: de quem cuidamos?, com a Assistente Social, Doutora em Sociologia (UFRGS) e professora da UPF  Cristina Fioreze.

À tarde, os trabalhos iniciam às 13h30min, com a apresentação de cases que expressam o fluxo de atendimento da Assistência Social do município de Passo Fundo. Às 15h30min, será apresentado o Projeto de Extensão da UPF “Educação e cidadania”.

Inscrições podem ser feitas no link.
https://secure.upf.br/eventos/eventos/178